Órgão não descarta contaminação por rejeitos radioativos da Petrobras | Portal Tempo Novo

Serra, 26 de maio de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 22 de fevereiro de 2019 às 10:47

Órgão não descarta contaminação por rejeitos radioativos da Petrobras


 

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) não descartou a possibilidade de rejeitos radioativos da Petrobras terem contaminado água e solo na região do Tims, área de alagados do Mestre Álvaro.  Nos últimos dias 27 e 28 de janeiro, 942 tambores contendo rejeitos de extração de petróleo com os elementos Rádio 226 e Rádio 228 foram atingidos pelo incêndio que consumiu o depósito da Petrobras no TIMS.

Em nota enviada à reportagem no final da tarde de ontem (21), o CNEN informa que a avaliação inicial das amostras coletadas na área atingida em 29 de janeiro não indica contaminação. “Os resultados preliminares das análises das amostras de água e solo através da espectrometria gama também não indicaram contaminação. No entanto, essas amostras ainda estão sendo analisadas quimicamente para certificação final de que não houve contaminação de solo e água”, diz a nota.

O CNEN não deu prazo de quando sairá o resultado da análise química. Há duas semanas, o órgão disse que a Petrobras deveria ter transferido o material para um galpão mais adequado em agosto do ano passado, mas não o fez. Já o analista ambiental do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Meio Ambiente (IBAMA), Fábio Wagnitiz, afirmou que o armazenamento estava irregular.  A Petrobras não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem.   




O que você acha ?

Você é a favor do decreto de Bolsonaro que facilitou o acesso às armas?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por