Oportunidades de negócios com foco em públicos mais exigentes

Compartilhe:
O casa Alessandra Tozetti e Hélcio Carneiro apostou no ramo da lavanderia. Foto: Joatan Alves
O casa Alessandra Tozetti e Hélcio Carneiro apostou no ramo da lavanderia. Foto: Joatan Alves
O casal Alessandra Tozetti e Hélcio Carneiro apostou no ramo da lavanderia. Foto: Joatan Alves

Desde 2008, no boom imobiliário da Serra, uma fatia se voltou para a classe média e média alta. Imóveis de R$ 400 mil ou mais passaram a existir. Com isso, o perfil do morador serrano mudou, gerando grande demanda por serviços e produtos de qualidade. Já a oferta não vem crescendo na mesma proporção.

O poder aquisitivo do serrano evoluiu em dez anos. Em 2000 a renda per capita era de R$ 472. Já em 2010, R$ 705.  A porcentagem de pobres em 2000 que era de 20,5%, caiu para 6,1% em 2010.

Do Instituto Jones dos Santos Neves, Victor Nunes Toscano, explica que o crescimento dessa classe com mais recursos tem um impacto sobre o padrão de consumo.  “Quando a renda familiar cresce, também cresce a exigência por serviços e produtos mais sofisticados o que muda também a característica dos estabelecimentos do entorno”, destaca Toscano.

A coordenadora do Sebrae Serra, Adriana Rocha, explica que a classe média recém-instalada demanda por produtos e serviços pouco ofertados. “Faltam restaurantes mais sofisticados ou temáticos, academias, clínicas de estética, pet shops, escolas, creches com serviços diferenciados e lavanderias, por exemplo”, apontou.

Com um grande leque de oportunidades, Adriana Rocha lembra que mesmo existindo demanda, ao pensar em empreender é importante observar dois aspectos: a oportunidade que se apresenta e a sua capacidade de gestão.

“Uma pesquisa de mercado para validar a oportunidade, um bom Plano de Negócio para demonstrar a viabilidade econômica e financeira do negócio e investir na capacitação empresarial são passos igualmente importantes’, destaca Adriana.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, disse que a administração já detectou esse novo perfil e vem trabalhando para atrair empreendimentos para atender esse público, além de um Plano de Desenvolvimento.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também