Serra: À Sede o que é da Sede

Edson Quintino do Nascimento é Filósofo, Comerciante e Presidente da Associação Comercial e Empresarial da Serra Sede.
Compartilhe:

A Serra Sede, berço da tradição cultural serrana, é considerada a Atenas capixaba de outrora. Passou de rural (que carece de politicas integralizadas) à urbana e seu entorno abriga hoje quase um terço da população da cidade da Serra.

De forte tradição politica, econômica e cultural, nestas terras, serranos ilustres marcaram indelevelmente a história do município. Refiro-me aos ex-prefeitos Romulo Castelo, Naly da Encarnação Miranda e José Maria Feu Rosa. De economia baseada na cultura do abacaxi, portanto rural, no inicio dos anos 70 este panorama social, politico e econômico começa a mudar.

Inicia-se o processo de industrialização do estado, e o município da Serra abruptamente recebe plantas industriais como a antiga CST – Companhia Siderúrgica Tubarão (hoje Arcelor) e os polos industriais CIVIT I e II. Daí experimenta o crescimento populacional exponencial, com o surgimento dos bairros no entorno destes centros. Recebe forte impacto imigratório, advindos principalmente de estados vizinhos, como Bahia e Minas Gerais, assim como do próprio interior do Espirito Santo.

Diante deste contexto, a Serra Sede que possuía a maior concentração populacional do município da Serra, até meados da década de 1970, a partir deste fenômeno da industrialização, começa a perder importância relativa politica, econômica e social, em relação ao surgimento de novos bairros, assim como surgem outras fronteiras comerciais, como por exemplo, Laranjeiras.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Entretanto, por estar geograficamente no centro do município, é de se pensar que as outras áreas urbanas da Serra, num futuro próximo, encontrar-se-ão com a Serra Sede, com a eliminação dos vazios urbanos, que a separa do distrito de Carapina. Ao mesmo tempo, com o advento da rodovia do Contorno do Mestre Álvaro, a planta urbana do município tende a expandir-se ao norte, a oeste e a leste rumo ao litoral.

Diante deste fato, é necessário que projetos viários de ordenação da ocupação do solo urbano, sejam pensados e traçados nos dias de hoje.

Por esta razão, após décadas de atordoamento e “cochilo histórico” por parte dos comerciantes e das lideranças politicas e empresariais, identificado as causas do fenômeno, a lucidez brota com força total no sentido de movimentos da sociedade civil. Eclode daí duas forças irresistivelmente poderosas e aglutinadoras que são o MSSF– Movimento Serra Sede Forte e a ACESS – Associação Comercial e Empresarial de Serra Sede.

O MSSF tem o papel de aglutinar as lideranças politicas, comunitárias, eclesiais, empresariais e a população em torno do grande projeto que viés de crescimento ordenado que visa a construção da Nova Serra Sede.

A ACESS, que muito me orgulha ser sócio fundador e o primeiro presidente, por seu turno, foca o desenvolvimento do empreendedorismo local, na formação continuada destes e dos trabalhadores, ao aproxima-los das ferramentas como o Sebrae e IEL.

A intenção é aprimorar a competitividade desses estabelecimentos comerciais, ao investir em eventos como campanhas de vendas em datas comemorativas e palestras periódicas com dois eixos bem definidos: da excelência/ desenvolvimento da praça comercial e desenvolvimento regional.

Portanto, o crescimento e fortalecimento destas duas recentes instituições, visam, sobretudo, fazer retornar a Serra Sede a administração pública, que hoje se encontra dispersa em vários bairros, porque buscamos a construção da Nova Serra Sede e queremos que justiça seja feita: A Serra Sede o que é da Serra Sede!

Edson Quintino do Nascimento é Filósofo, Comerciante e Presidente da Associação Comercial e Empresarial da Serra Sede.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também