“Operação Turquia”: policiais civis são afastados suspeitos de desviar drogas para o tráfico

Compartilhe:
Foto: divulgação/Policia Federal

Três policiais civis foram afastados das suas funções por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas na Grande Vitória. Os policias pertenciam ao Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc) e são investigados pela Operação Turquia, deflagrada, nesta sexta-feira (7), pela Polícia Federal e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), pertencente ao Ministério Público.

Além do afastamento dos três policiais, a operação cumpriu dois mandados de prisão temporário e outros cinco de busca em apreensão na Serra, em Vila Velha e Vitória.

Segundo a PF, os suspeitos são investigados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa. No caso dos policiais, as condutas também indicam possível prática de peculato e corrupção passiva, além de corrupção ativa por parte dos traficantes.

Investigações

Ainda segundo a PF, as investigações tiveram início a partir da prisão em flagrante de um dos principais líderes do tráfico de drogas da Ilha do Príncipe, em Vitória, ocorrida em fevereiro de 2024. Posteriormente, com o aprofundamento das apurações, foram verificados fortes indícios de que o preso e os servidores públicos mantinham relação, apontando para uma possível cooperação ilícita durante diligências policiais realizadas.

Os levantamentos indicaram que parte das drogas apreendidas em ações oficiais poderia estar sendo desviada para a própria associação/organização criminosa. Pelos elementos colhidos, uma fração do entorpecente não era registrada nos boletins de ocorrência e acabava sendo repassada a intermediários indicados pelo grupo.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também