Ônibus do Transcol na quarta-feira (21) somente para trabalhadores da saúde na Serra

Compartilhe:
Em cidades de risco extremo, como é o caso da Serra, feriados e fins de semana, os ônibus circulam apenas para o transporte de profissionais da saúde. Foto: Divulgalção

A Serra continua classificada no Mapa de Rico da Covid-19 como cidade de risco extremo para a transmissão da doença. Com isso, as regras de funcionamento de comércio e também a circulação de ônibus continuam com restrições.

Até domingo (18), a Serra havia registrado 51.933 casos confirmados da doença, 1.023 pessoas perderam a vida em decorrências de complicações da Covid-19 e 49.526 pessoas se curaram da enfermidade.

No caso do transporte coletivo, nos municípios de risco extremo os ônibus circulam de segunda a sexta das 5 às 22h, nos demais municípios, o serviço pode funcionar diariamente. Na Serra, o Sistema Transcol não circula aos finais de semana e feriados para o público em geral. Os ônibus nestes dias atendem somente profissionais da saúde.

Nesta quarta-feira (21) não haverá circulação de ônibus em função do feriado nacional de Tiradentes.

Outra mudança será nos dias de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais. Em decorrência do feriado de Tiradentes, na próxima quarta-feira (21), esses estabelecimentos poderão funcionar, excepcionalmente, na terça-feira, além de quinta e sexta-feira, como previsto atualmente nas medidas qualificadas.

O horário de funcionamento é das 10h às 16h. Nestes dias, Galerias e centros comerciais poderão funcionar das 10h às 18h. Shopping centers poderão funcionar das 10h às 20h. Comércio e shoppings não poderão funcionar aos sábados. Os bares seguem com o atendimento ao público suspenso, podendo funcionar apenas pelo serviço de delivery.

Já as atividades e serviços classificados como essenciais pelo Decreto nº 4848-R podem funcionar até as 20h, mesmo nas cidades com essa classificação de risco. As atividades educacionais com a presença dos estudantes ficam suspensas, sendo permitidas as aulas remotas.

As cidades de risco extremo são Águia Branca, Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

Serviços considerados essenciais:

Comércio

Supermercados e hipermercados (não pode abrir aos domingos e feriados);

Minimercados  (não pode abrir aos domingos e feriados);

Hortifrútis  (não pode abrir aos domingos e feriados);

Farmácia (poderá abrir todos os dias);

Padaria e lojas de produtos alimentícios (não pode abrir aos domingos e feriados);

Postos de combustíveis (podem funcionar todos os dias, exceto as lojas de conveniência que estão proibidas de funcionar).

Serviços

Assistência à saúde (apenas hospitais, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia, laboratórios e farmacêuticas)

Cuidado com animais

Data center

Telecomunicações

Transmissão de energia

Serviços funerários

Serviços postais

Atividades de jornalismo

Distribuição de água

Limpeza urbana

Hotéis e pousadas (com ocupação de até 30% de sua capacidade)

Locação de veículos

Indústria

Fábricas e usinas podem abrir

Construção civil pode também funcionar

Agronegócio pode funcionar, com exceção da atividade pesqueira no mar

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também