
Um problema que já aconteceu outras vezes se intensificou nas últimas semanas: vândalos põem fogo em contentores de lixo na região de Serra Sede. Mas dessa vez, o secretário de Serviços, Enivaldo Dias, resolveu colocar a ‘boca no trombone’. Isso porque, em um vídeo divulgado nas redes sociais, ele denunciou a onda de vandalismo e afirmou que a Prefeitura vai tomar medidas para identificar os responsáveis.
Os contentores de lixo, na prática, funcionam como lixeiras maiores que são fabricadas a partir de polietileno de alta densidade (PEAD) ou polipropileno (PP), um tipo de plástico mais resistente do que o convencional. A queima desse material gera gases tóxicos e pode causar incêndios maiores.
Segundo Enivaldo, tais vândalos agem durante a madrugada, incendiando os contentores, fato que vem acontecendo “repetidas vezes”. O secretário afirmou ainda que os responsáveis pelo crime estão interessados em “espalhar o caos”.
Enivaldo explicou que o processo de compra não é tarefa simples, isso porque, além da burocracia do poder público, o orçamento da secretaria é limitado, o que gera dificuldades na cidade, já que a ausência desse equipamento gera maior poluição urbana.
Leia também
+ Feira dos Municípios terá shows, parque de diversão e delícias da Juara nesta semana na Serra
O secretário disse ainda que a Prefeitura da Serra vai usar todas “as ferramentas necessárias para punir com o rigor da lei” os infratores. Ele se disse indignado com a ação dos vândalos e que tais pessoas seriam adeptos do que ele chamou de “quanto pior, melhor”, frase tipicamente utilizada para se referir a ações políticas oposicionistas.
A reportagem ligou para o secretário, com objetivo de esclarecer se há indícios de que os vândalos estariam agindo politicamente, porém, Enivaldo não foi encontrado. No entanto, o caso já recebeu atenção na Câmara da Serra. O presidente do parlamento municipal afirmou que um dos contentores incendiados estava na rua Major Pissarra, em frente à Câmara da Serra.
Ele garantiu que vai entregar as imagens da câmera de segurança para as autoridades policiais com o objetivo de identificá-los e puni-los.