O Espírito Santo enfrenta ondas de calor desde o início de 2026. Diante das altas temperaturas que o Estado registradas nos últimos dias, impulsionadas pela onda de calor extremo, há risco de superaquecimento em veículos motorizados.
O gerente de serviços da Contauto, Michel Rodrigues, alerta para os pontos principais que devem estar no radar dos motoristas para evitar problemas e sustos. “É preciso ter certeza que a manutenção do veículo e as revisões periódicas estão sempre em dia. O principal indicador de problemas está, geralmente, no painel. Se acender qualquer luz, principalmente luz da temperatura, o condutor deve parar o carro imediatamente para verificar o que está acontecendo. Também é importante verificar vazamentos de combustível, que é uma das principais causas de incêndio no motor do carro”, explicou.
Segundo o profissional, um dos maiores riscos de superaquecimento do veículo ocorrem quando a perda do liquido do radiador devido a vazamentos, nesse caso é muito importante verificar o nível de água pela manhã com o motor ainda frio, identificando o nível baixo ou algum vazamento, procure imediatamente uma oficina de confiança
Leia também
Principais cuidados para evitar o superaquecimento de veículos:
- Garantir que estejam em dia todas as revisões periódicas do veículo.
- Submeter o veículo a exames de verificação se há vazamento.
- Estar atento ao painel. Se acender qualquer luz, especialmente a da temperatura do motor, parar o carro e verificar o que está ocorrendo.
- É recomendado sempre o uso de aditivo do radiador para um bom funcionamento e conservação de todos componentes internos do motor.
- Em caso de sinal de fumaça no motor, desligue o veículo imediatamente em um local seguro e procure ajuda.
Fonte: Comunicação Contauto