Categories: Esporte

Olimpíadas já deixam saudade

O maior evento esportivo do mundo encantou cariocas e estrangeiros

O dia 21 de agosto marcou o fim das Jogos Olímpicos de Verão 2016 e, com ele, o Rio de Janeiro e os cariocas se despediram dos 10.500 atletas, de 206 países, que passaram pela cidade durante o maior evento esportivo do mundo.

Apesar da tristeza dos amantes do esporte com o fim das Olimpíadas, as Paralimpíadas, que começaram dia 7 de setembro, surpreenderam e trouxeram um público inesperado aos estádios, colocando 3.300.000 ingressos à venda, quase a metade dos 7.500.000 das Olimpíadas.

A tocha olímpica, por sua vez, passou por mais de 200 cidades e teve 12.000 carregadores durante 95 dias, preparando os brasileiros para os jogos. No mundo todo, estima-se que 5 bilhões de pessoas assistiram aos jogos pela televisão.

Menos é mais – Rio 2016 arrebata público com orçamento bem mais baixo do que Londres 2012

Com muita imaginação e um orçamento 85% inferior ao dos jogos londrinos em 2012, os idealizadores da abertura das Olimpíadas de 2016, Daniela Thomas, Andrucha e Fernando Meirelles, enfrentaram muitos desafios para organizar a cerimônia de abertura, entre eles, o local: o Maracanã. Por ser um estádio de futebol, o Maracanã tem poucas portas e não permite a entrada de muitas pessoas ao mesmo tempo, por exemplo, então esse número teve que ser reduzido.

Devido ao número menor de pessoas, para enriquecer o evento e dar aquele toque brasileiro, a cerimônia carioca optou por alternativas, usando e abusando de luzes, fogos de artifício e artistas de peso para contar a história do Brasil para um Maracanã emocionado.  Tudo isso sem falar no trabalho dos voluntários – o grande destaque do evento e um grande trunfo para os organizadores com baixo orçamento.

Legado das Olimpíadas na zona portuária e medalhas

Quando o assunto é Olimpíadas, se fala muito no legado que fica para as cidades-sede dos jogos. No Rio, uma das conquistas para a cidade foi o Museu do Amanhã, construído na zona portuária como parte do projeto de revitalização do local, agora parte integrante do roteiro de turismo do Rio de Janeiro e parada obrigatória.

Ao todo, nas Olimpíadas e nas Paralimpíadas , foram 28 dias de suor, superação e trabalho em equipe. O Brasil levou 19 medalhas de ouro para casa nas Olimpíadas, algumas inéditas, como no futebol masculino, salto com vara (Thiago Braz) e canoagem (Isaias Queiroz), entre outras. Nas Paralimpíadas,  o país fez ainda mais bonito e terminou em oitavo, com 72 medalhas ao todo.

Com o fim desses eventos que já deixam saudades, o ideal é focar no que vem por aí, como, por exemplo, as próximas Olímpiadas que serão em Tóquio, Japão em 2020. Antes disso, temos em 2018, a Copa do Mundo na Rússia, para qual já estão acontecendo fases eliminatórioas.

A seleção brasileira de futebol, também medalha de ouro nos Jogos, joga contra a Bolívia nesta sexta-feira, dia 7 de outubro, na Arena das Dunas, e promete trazer muitos atletas da seleção Sub-20 que jogaram nas Olimpíadas. Segundo o site de apostas Betsson, a seleção tem mais 90% de chances de vitória.

Veja abaixo o infográfico com mais informações sobre Rio 2016:

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

13 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

19 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

20 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

2 dias atrás