Categories: Meio Ambiente

Óleo se aproxima e pescadores da Serra alertam para desastre

Pescadores estão apreensivos quanto à chegada do óleo que devasta as praias do Nordeste e se desloca em direção ao Espírito Santo. Foto: Fábio Barcelos

Os pescadores da Serra que tiram o sustento do mar estão apreensivos quanto à chegada do óleo que devasta as praias do Nordeste e se desloca em direção ao Espírito Santo. As manchas mais ao sul foram identificadas na cidade baiana de Ilhéus – em linha reta, a cerca de 400 km do ES e a 600 km da Serra –, mas a Marinha já monitorava, ontem (24), a região do Parque Marinho de Abrolhos, cujo entorno é o principal pesqueiro dos profissionais serranos.

Presidente da Federação da Associação de Pescadores do Espírito Santo, Manuel Bueno dos Santos, o Nego da Pesca, disse que os pescadores não receberam orientações e sequer foram acionados para ajudar a fazer o trabalho de sentinela. Segundo Nego, que também é morador e pescador de Jacaraípe, a situação é de desastre e a chegada do óleo ao ES é iminente.

“São de 500 a 600 pescadores profissionais só na Serra, o que dá perto de três mil famílias dependentes da atividade. Mas há os empregos indiretos gerados nas peixarias, supermercados, atravessadores, feirantes, postos que vendem diesel para barcos, mecânicos de barcos. É muita gente que será afetada. Fora a destruição da natureza, que é de onde tiramos nosso sustento”, explica Nego.

O presidente informou, também, que no litoral do ES há 10 mil pescadores que trabalham no mar e manguezais e podem ser atingidos. O secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif Júnior, declarou à Agência Brasil, na última terça-feira (22), que será liberada parcela extra de seguro-defeso para pescadores afetados. O seguro é de R$ 998. Até à tarde de ontem (24), ainda não havia informação se a medida poderá beneficiar pescadores da Serra e demais cidades capixabas.

Doutor do Departamento de Oceanografia da Ufes, Renato Ghisolfi disse, na última quarta-feira (23), que é difícil precisar quando o óleo chega ao estado, ou mesmo se irá chegar. “Há uma corrente marítima que vem de Salvador (Bahia) em direção ao ES. A água gasta, em média, 15 dias para fazer o trajeto. Mas o óleo tem características diferentes, não viaja na mesma velocidade”, explica.

Renato acrescenta que faltam dados sobre o volume derramado e a origem, o que junto às variáveis do ambiente marinho torna mais complexo o acompanhamento. Mas considera imprescindível o monitoramento por parte das autoridades capixabas. Por fim, diz que o óleo é especialmente danoso em ambientes de corais e manguezais, onde é muito difícil – senão impossível – remover o poluente. Por isso, a recuperação do ecossistema pode levar anos.

Espírito Santo pede ajuda ao Exército

No início da noite de ontem (24), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) informou, pela assessoria de imprensa, que já articula com o 38º Batalhão do Exército ajuda para eventual limpeza das praias do ES. Disse que um representante do órgão irá nesta sexta (25) à Bahia para acompanhar o trabalho de limpeza e que está em curso uma capacitação de servidores de cidades do norte capixaba para atuar na limpeza, caso o óleo chegue.

Na última segunda-feira (21), o Governo do Estado criou um Comitê de Preparação de Crise, com representantes da Marinha, doIbama e doICMBio, sob coordenação da Seama. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma) informou, pela assessoria de imprensa, que já pediu para a Seama participar do Comitê.

Até à noite de ontem (24), a contaminação constatada desde 30 de agosto já havia atingido 223 praias nos nove estados do Nordeste. Mais de mil toneladas de material foram removidas. A substância é petróleo cru e é tóxica. Inclusive, já provocou problemas de saúde em pessoas que estão atuando na limpeza.

Tags: Serra ES
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Policial militar é baleado na cabeça em bairro da Serra

O policial militar Saimen Rodrigues foi baleado na cabeça, na noite de quarta-feira (1°), em Cidade Pomar, na Serra. O…

2 horas atrás

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

21 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

22 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás