Óleo não é visto nas praias da Serra há 12 dias, diz Prefeitura

Compartilhe:
Equipe coordenada pela Prefeitura da Serra recolheu fragmentos de óleo ontem (14) em Jacaraípe. Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o óleo que contamina a costa das regiões nordeste e sudeste do país não é visto nas praias da Serra há 12 dias. A informação foi divulgada na tarde de quinta-feira (28) pela assessoria de imprensa do órgão.

A Semma também informou que pediu à Cesan adoção de medidas preventivas para evitar a contaminação das águas do Reis Magos, que abastece 150 mil pessoas nas regiões de Serra Sede e Civit I. É que há risco de o rio ser contaminado pelo óleo, uma vez que as águas do mar entram no manancial pela foz, em Nova Almeida, e seguem até o ponto de captação da Cesan em Putiri 13 km acima.

No entanto, acrescenta a Semma, não foram constatadas manchas de óleo no rio. O órgão não soube informar se a Cesan continua usando as águas do Reis Magos ou se as substituiu pelo líquido coletado no rio Santa Maria, uma vez que os dois sistemas são interligados. Vale lembrar que, em outubro, a Cesan mandou água salobra para moradores atendidos pelo rio Reis Magos.

A reportagem acionou a concessionária, que não se manifestou até o fechamento desta edição, às 18h.

O óleo foi visto na Serra nos dias 15 e 16 de novembro, mas apenas nas praias de Jacaraípe e Costabela. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Áurea Galvão, 1,1kg do material oleoso misturado à areia, algas e a outros elementos naturais foi recolhido nos dois dias. Não houve interdição das praias para banho.

 

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também