Óleo da Vale vazou em córrego que deságua em Camburi

Empresa e estado afirmam que, apesar da enchente, óleo não chegou à praia
Compartilhe:
Óleo da Vale praia de Camburi
O Iema ainda vai definir o valor da multa que será aplicada à Vale. Foto: Bruno Lyra
Óleo da Vale praia de Camburi
O Iema ainda vai definir o valor da multa que será aplicada à Vale. Foto: Bruno Lyra

Mesmo tendo acontecido durante as fortes chuvas que transformaram o córrego Camburi num rio furioso na noite da última quinta(30), o vazamento de óleo da Vale não chegou até a praia. É o que dizem a própria Vale e o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).

A informação é da assessoria de imprensa do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), que disse que o órgão está monitorando o acidente, que atingiu inicialmente a lagoa Pau Brasil.

Como a lagoa transbordou por causa da chuva, o óleo foi parar dentro das casas da parte baixa no bairro Hélio Ferraz II. A assessoria disse que o Iema vai definir se a Vale será multada só depois de analisar a relatório ambiental do acidente, cuja data de conclusão não foi revelada.

Informou ainda que a empresa foi notificada a remover o óleo e recuperar a área afetada. Na manhã desta segunda(03), homens a serviço da empresa trabalhavam na limpeza do local, usando um barco e boias de contenção.

Da Pau Brasil descem águas que formam a lagoa do Parque Botânico da Vale. Dali as águas caem no norte da praia de Camburi, onde a multinacional da mineração tem um passivo ambiental histórico: o minério de ferro depositado na areia da praia e no fundo do mar.

 

Protesto

Moradores afetados pela enchente da lagoa fecharam o acesso à Vale em protesto na manhã da última segunda(03). Em reunião com representantes da empresa, esses moradores pediram ressarcimento pelos prejuízos causados.

Eles entendem que a falta de limpeza da lagoa, cuja maior parte fica na área da Vale, foi determinante para a enchente. E afirmam que os prejuízos foram agravados pelo derramamento de óleo.    

A assessoria da Vale disse que está adotando as medidas para conter o óleo.  Garantiu que o material ficou retido na Pau Brasil e que os equipamentos usados na contenção não estão impedindo do fluxo d´água do local. Na última segunda(03) ainda havia casas alagadas em Hélio Ferraz.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também