
Nesta semana a WB Produções, em parceria com Arcellor Mitall, anunciou as datas abertura de inscrições para a primeira edição do projeto “Arte para todos”. A ação tem o foco na cultura e educação, com a proposta anual de quatro oficinas divididas entre arte cênicas, literatura e artesanato. Elas serão realizadas durante quatro meses nos municípios de Vitória e Serra.
+ Empresa Carioca é flagrada poluindo área de preservação na Serra
O projeto inédito tem patrocínio da ArcelorMittal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O “Arte e Cultura para todos” traz a possibilidade de as pessoas ampliarem o seu conhecimento, sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro a partir da arte e da cultura, instrumentos importantes para o desenvolvimento intelectual e cognitivo da população, ambas essenciais para a sociedade.
Além disso, o projeto busc contribuir para o desenvolvimento da economia criativa, além de ter como visão cumprir alguns dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como por exemplo saúde e bem-estar, educação de qualidade, indústria, Inovação e Infraestrutura e redução das desigualdades.
Na Serra, as 3 oficinas serão realizadas em Novo Horizonte, sendo ao todo 140 vagas para a cidade.
Para Wesley Telles, CEO e Diretor de produção da WB Produções, o projeto vai além da arte.
“Imaginar que pode estar em nossas mãos a alteração do destino de algumas pessoas através da arte nos faz ser pessoas muito privilegiadas”, pontua.
“A arte em geral, cada oficina, cada programação que idealizamos, constitui a nossa contribuição para um mundo melhor. Estamos felizes por executar tantas oficinas de qualidade conceitual e técnica com tamanha relevância cultural”, completou Bruna Dornellas, Co – Founder da WB Produções.
Além do material e inscrições gratuitas, o projeto também fornecerá lanche para os alunos. O “Arte e Cultura para todos” contemplará oficinas de figurino, contação de história, artesanato (casaca) e técnica teatral.
Oficinas disponíveis
Oficinas 1 – Figurino (Clique aqui para se inscrever)
Aulas todas as terças-feiras á partir de 16 de maio até 29 de agosto.
Público-alvo: Jovens e adultos (+16 anos)
Vagas: 50
Tempo de curso: 64 horas (4 horas semanais)
Local: CRJ Novo Horizonte, Serra.
Inscrição gratuita
O objetivo das aulas é desenvolver olhares para a construção de figurinos para artes cênicas, cinema e outras produções culturais. Os participantes estudam diferentes materiais e tecidos, cores e texturas, entram em contato com técnicas de costura e exercitam a produção da vestimenta adequada para cada produto cultural.
Descrição do aprendizado:
Estudo de Personagem; O Traje e a História; Processos Criativos e a Apresentação; Experiências e Laboratório da cena; Produção de Figurino para Teatro; Laboratório de materiais; Pesquisa; Técnica de manutenção de figurinos.
PcD auditiva: as oficinas serão acompanhadas, sempre que necessário, por intérprete de libras, promovendo assim acessibilidade para as pessoas com deficiência auditiva.
PcD visual: as oficinas são naturalmente acessíveis para portadores de deficiência visual, por se tratar de conteúdo oral. Haverá um áudio de descrição do ambiente e as oficinas também contarão, sempre que necessário, com assistentes especializados no atendimento a jovens com deficiência visual.
Oficinas 2 – Contação de História – a arte de contar histórias – Formando leitores a partir do encantamento do professor. ( Clique aqui para se inscrever)
Público-alvo: Professores e bibliotecários da rede pública de Vitória.
Vagas: 25
Tempo de curso: 16 horas (4 horas semanais)
Local: EMEF Suzete Cuendet. Rua Otto Ramos, Nº 69, Maruípe, da Prefeitura Municipal de Vitória.
Inscrição gratuita
A oficina justifica-se pelo fato de que, ao se constatar a contribuição da contação de histórias na aproximação na formação do ser leitor, torna-se possível criar momentos nos quais a história seja vista pela pura beleza da literatura e pelo encantamento que cada texto tem, fazendo com que essa prática lúdica esteja presente no planejamento do professor.
- Como escolher uma história?
- O papel e a importância das leituras literárias.
- Utilização de técnicas teatrais.
- Inversão de papéis: Preparação para uma vivência lúdica, onde o aluno faz parte do espetáculo.
- Um professor bem motivado faz com que o olhar do aluno desperte o interesse, seja escritor da sua própria história e saia do anonimato.
Oficinas 3 – Artesanato – Casaca (Clique aqui para inscrever)

Aulas todas as quintas-feiras de 11 de maio até 1º de junho.
Público-alvo: +18 anos
Vagas: 50
Tempo de curso: 16 horas (4 horas semanais)
Local: CRJ Novo Horizonte, Serra.
Inscrição gratuita
Neste trabalho serão abordados aspectos do artesanato tradicional. Um dos principais focos da oficina será ensinar a produção da casaca, instrumento musical característico do Espírito Santo, símbolo do folclore do Estado. Os alunos terão acesso a breve conteúdo teórico para aprender a identificar e aplicar as características regionais em seus trabalhos, sendo apresentados a aspectos da vasta cultura brasileira, rica em cores, formas, sons e texturas.
Deficientes auditivos: As oficinas serão acompanhadas, sempre que necessário, por intérprete de libras, promovendo assim a acessibilidade para PcD auditiva.
Oficinas 4 – Oficina de Técnica Teatral ( Clique aqui para se inscrever)
Aulas todas as segundas-feiras á partir de 15 de maio até 28 de agosto.
Público-alvo: +18 anos
Vagas:40
Tempo de curso: 64 horas (4 horas semanais)
Local: CRJ Novo Horizonte, Serra.
Inscrição gratuita
O objetivo das aulas teatrais é desenvolver, na pessoa, sua relação com colegas do grupo, seu raciocínio, memória e concentração. O teatro não é somente um curso onde o aluno se diverte e se envolve num meio cultural, mas também onde aprende a conhecer o corpo, se expressar, lidar com pessoas e criar.