[secondary_title]

Obra emergencial para mar não derrubar poste gera polêmica em Manguinhos

- PUBLICIDADE-
A contenção feita para segurar o poste que ficava em rua engolida pelo mar, acabou ajudando a proteger uma das casas do balneário. Foto: Divulgação leitor/ Bruno do Valle

Na última semana a Prefeitura da Serra teve que fazer uma contenção emergencial para que um poste não fosse derrubado pelo mar, que está avançando e já começa danificar casas em Manguinhos.  Mas a ação acabou gerando controvérsia, pois ajudou a proteger uma das residências enquanto os vizinhos permaneceram com os imóveis expostos à força da maré.

Caso da família do empresário Buno do Valle, que cobrou ação do município para proteger as demais residências localizadas no trecho entre o Recanto do Profetas e o Vagão, o mais afetado pela erosão.

“Podia ter sido feito um negócio maior. Passei no local quando a Prefeitura estava fazendo o serviço e o encarregado disse que a obra era para impedir que o poste caísse. Mas protegeu uma casa e as outras seguem expostas”, aponta Bruno.

Bruno cobra do município que faça o engordamento de praia no trecho. Este projeto foi anunciado desde o ano passado e prevê a deposição de areia em trechos onde o mar avançou para alargar a faixa de praia em diversos pontos do litoral da Serra. E um desses pontos é justamente neste trecho da orla de Manguinhos.

Presidente da Associação de Moradores de Manguinhos, Guilherme Lima, que também defende o engordamento da praia, disse que foi uma coincidência a contenção emergencial do poste ter protegido somente uma casa.

“Era necessário fazer porque o poste ia cair. Sorte da casa que estava na frente, porque ganhou a proteção também. Mas o projeto que vai ajudar os proprietários dos imóveis afetados pela erosão é o do engordamento”, avalia o líder comunitário.

Prefeitura diz que ampliação de praia está em licitação

Em nota enviada na tarde desta segunda –feira (01) , a Prefeitura da Serra disse que a intervenção no poste não faz parte do projeto de engordamento, foi uma ação emergencial após a Defesa Civil identificar risco de queda. Segundo a Prefeitura a EDP também foi acionada.

Quanto ao enrgordamento, a nota informa que o processo licitatório está em andamento, mas não estimou data de quando o serviço começará. A areia virá das praias na foz dos rios Reis Magos, em Nova Almeida, e Jacaraípe.

Na nota, a prefeitura acrescenta que O Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente) delegou competência para a Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) licenciar as intervenções com as jazidas de Jacaraípe. Logo, as primeiras intervenções irão contemplar os trechos que serão engordados com esse material.

Segundo a Prefeitura, oito pontos em cinco balneários – Jacaraípe, Nova Almeida, Costa Bela, Marbela e Manguinhos devem receber a engorda. No site da Prefeitura, conta que em Manguinhos a faixa de areia ganhará 15 metros.

Surfistas e ambientalistas criticam projeto

Embora reconheçam a necessidade da adoção de medidas para a contenção do avanço do mar, ativistas ambientais e surfistas de Jacaraípe vêm, desde o ano passado, criticando o projeto de engordamento das praias.

Defendem que outras alternativas menos impactantes poderiam ser consideradas. Criticam o processo de licenciamento conduzido pela Semma, alegam que os estudos apresentados foram superficiais. Chegaram a fazer protesto contra o engordamento e não gostaram do fato da prefeitura ter feito audiência pública on line sobre a obra, isso já durante a pandemia. Fato que gerou reação até da OAB.

Os ativistas temem ainda que possa haver soterramento de corais, ninho de tartarugas e redução das ondas, consideradas um ativo para esporte aquático e do turismo associado a ele na cidade.

Por sua vez, a Semma nega que haja irregularidades no licenciamento e diz que o impacto do engordamento será positivo.

Segundo a Prefeitura, o valor do projeto será definido no final do processo licitatório.

Camburi e Curva da Jurema

Apesar de moradores de Manguinhos ansiarem pelo engordamento da praia perto de suas casas, a ampliação da areia nos balneário de Camburi e Curva da Jurema, e Vitória, tem preocupado.

Isto porque os moradores de Manguinhos dizem que obra semelhante ocorrida há 15 anos em Vitória teria mexido na dinâmica do mar e deflagrado o avanço da maré na região de Manguinhos entre o Recanto dos Profetas e o Vagão.

Argumento que foi refutado pela secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semam). Também na capital o engordamento das praias – que já está em andamento – foi objeto de críticas durante o licenciamento ambiental.

 

Saiba como e onde conseguir atendimento com dentista gratuito na Serra

O atendimento odontológico gratuito e universal é um dos direitos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No município da Serra, 34 unidades de...

Heitor Costa faz show no ES na véspera do feriado

Acriano de origem e Sergipano de coração, Heitor Costa é uma das revelações da música nos últimos anos. Mais um sucesso descoberto na pandemia,...

Serra abre 206 vagas de cursos gratuitos no Senai e Senac; veja como se inscrever

A Prefeitura da Serra vai abrir, nesta terça-feira (19), 206 vagas em 11 cursos gratuitos de qualificação profissional. As aulas serão ministradas em parceria...

Candidatos da Serra podem ter propaganda eleitoral na TV

Está nas mãos do desembargador Dair José Bregunce de Oliveira a decisão sobre o futuro da propaganda eleitoral gratuita na Serra. O Tribunal de Justiça...

Escritores levam literatura para escolas da Serra a bordo de uma kombi

Um trio de escritores está percorrendo as escolas da Serra a bordo de uma kombi levando literatura e incentivando o hábito da leitura nos...

Fabricio Petri indica Leo Português para prefeito em Anchieta

Na tarde da última quinta-feira (14), durante uma coletiva de imprensa, o prefeito de Anchieta, Fabricio Petri (PSB), oficializou seu apoio à candidatura de...

Espetáculo com princesas, bruxas e fadas de graça neste domingo na Serra

Um espetáculo de vários estilos de dança, balé, kpop, dança contemporânea, dança de rua, teatro musical e outros ritmos irá agitar o Shopping Mestre...

Audifax expressa solidariedade a Sueli e está aberto ao diálogo com Vidigal

O ex-prefeito Audifax Barcelos (PP) expressou solidariedade à primeira-dama, Sueli Vidigal, que recentemente revelou estar lutando contra o câncer. A divulgação foi feita no...