Notícias

Obra de imobiliária transforma bairro da Serra em lamaçal e causa até desabamento em residências

Manifestação realizada na manhã desta sexta-feira. Foto: Divulgação

A construção de um loteamento em Costa Bela, na Serra, mudou completamente a vida dos moradores do bairro. A bucólica comunidade, que antes era acostumada com muita tranquilidade, está passando por um verdadeiro pesadelo, com direito a inundações, rachaduras nas residências e muito barulho. Tudo isso, segundo os populares, está sendo causado pela obra da Imobiliária Universal.

Na manhã desta sexta-feira (20), populares foram até a ES-010 protestar contra a empresa. De acordo com eles, a imobiliária tem trazido grandes prejuízos materiais aos moradores, principalmente, nas residências próximos ao novo loteamento Capuba Ville. As casas estão sendo inundadas por infiltrações, sofrendo com rachaduras nas paredes.

O morador do bairro, Adenis Júnior, é vizinho de muro com o loteamento. Em conversa com o Jornal Tempo Novo, ele explicou que a imobiliária está realizando um talude muito próximo as residências e com altura superior aos muros já existentes. Adenis afirma que isso já fez, inclusive, muros desabarem e casas sofrerem com infiltrações.

Talude próximo ao muro de morador: comunidade denuncia impactos como rachaduras, desabamentos e infiltrações. Foto: Divulgação

“A obra da vem trazendo prejuízos materiais e imateriais a nós moradores. Casas inundadas, trincadas, muros caindo, sensação de segurança já não existe. E tudo o que pedimos é que a construtora venha dialogar com a comunidade, acabar com as incertezas sobre esta obra, e trazer soluções para os problemas já existentes”, desabafa o morador.

Adenis ainda cobra fiscalização por parte da Prefeitura da Serra. “Até agora veio somente a Fiscalização Ambiental do Município. No entanto, nós sabemos que, a empresa está autorizada, com as licenças necessárias. Nós queremos que a obra em si seja fiscalizada; que os impactos sejam fiscalizados. A incerteza quanto ao rumo das obras, e os riscos que ainda podem trazer ao bem público e particular tem tirado o sono da comunidade. Porque está irregular. Quem vai pagar nossos prejuízos?”, indagou.

O morador ainda disse que os taludes estão sendo escorados sobre os muros das residências. “Os taludes formados, estão sendo escorados sobre os muros das casas, gerando danos estruturais e infiltrações. Como não existe nenhum projeto de medição de impactos ambientais e de obras civis sobre as comunidades vizinhas, não temos como precisar as consequências em épocas de fortes chuvas”, acrescentou.

O protesto desta sexta-feira foi pacífico e não bloqueou o trânsito da ES-010. No entanto, os motoristas precisaram realizar desvios criados pelos manifestantes. A comunidade afirmou que caso não seja atendida, marcará uma manifestação com bloqueio total na rodovia.

Insegurança

Loteamento fica situado em Costa Bela. Foto: Divulgação

Com o novo loteamento, a imobiliária implantou novas vias e fez com que Costa Bela passasse a ter ligação direta com a região da Grande Jacaraípe, nas proximidades dos bairros São Francisco, Praia de Capuba e Enseada de Jacaraípe. Ocorre que anteriormente havia apenas um acesso para Costa bela, através da Rodovia ES-010, o que comunidade atribuía ao baixo índice de criminalidade comparado aos bairros vizinhos.

Situação essa que mudou nos últimos meses. Adenis Júnior afirma que o medo está imperando nos moradores do bairro, já que aumentou a presença de criminosos na comunidade. “Alguns moradores sequer conseguem dormir a noite com medo de invasões nas suas casas. Além dos danos materiais, essa obra está trazendo muita preocupação com a nossa segurança”, denunciou.

Polêmica com loteamento é antigo

Loteamento fica situado em Costa Bela. Foto: Divulgação
Talude próximo ao muro de morador: comunidade denuncia impactos como rachaduras, desabamentos e infiltrações. Foto: Divulgação
Loteamento fica situado em Costa Bela. Foto: Divulgação
Loteamento fica situado em Costa Bela. Foto: Divulgação
Loteamento fica situado em Costa Bela. Foto: Divulgação
Manifestação realizada na manhã desta sexta-feira. Foto: Divulgação
Loteamento fica situado em Costa Bela. Foto: Divulgação
Loteamento fica situado em Costa Bela. Foto: Divulgação

O loteamento da Universal causa problemas desde antes sair do papel. Em 2017, o Tempo Novo já demonstrou a preocupação dos moradores com a construção, que ainda nem havia sido iniciada. Na época, a imobiliária estava sondando os moradores para compra de terrenos, o que iria permitir que o loteamento seja feito.

O que diz a Universal

A coordenadora de marketing da imobiliária Universal, Juliana Botelho, conversou com o Jornal Tempo Novo e afirmou que desde o início a empresa tem mantido o diálogo com a comunidade. Juliana enviou nota da empresa. Leia abaixo:

“A Imobiliária Universal é uma empresa que atua há 47 anos no mercado imobiliário e já construiu centenas de loteamentos. Prezamos pelo respeito e desde o início das obras, mantemos um diálogo aberto com a comunidade.

Ratificamos o nosso compromisso de levar desenvolvimento para região e informamos que todas as medidas cabíveis para reduzir os impactos durante as obras são realizados tais como: Manutenção de caminhão pipa atuando no controle de poeira e lavagem das vias, afastamento das residências e ainda  solucionamos algumas das reivindicações que já existiam antes do início das obras mesmo não sendo nossa responsabilidade.

As obras cumprem todos os tramites e processos legais para serem realizadas e todos os reivindicações apresentados estão sendo discutidas com a comunidade e com o setor de engenharia e conciliação da Universal. Estamos a disposição para esclarecimentos”.

Prefeitura vai fiscalizar obra 

A prefeitura da Serra informou, por meio da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, que a situação está sendo  fiscalizada em conjunto com a secretaria de Obras. “A equipe está fazendo o levantamento das irregularidades, caso confirmadas, o Proprietário e o Responsável Técnico pela obra responderão pelas infrações”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

15 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

16 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

16 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

17 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

17 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

17 horas atrás