Obra de esgoto da Cesan não garante despoluição de rio que abastece Serra

Compartilhe:
Morador alega que foi instalada em nível mais alto que p das casas. Foto: Divulgação Leitor
Morador alega que foi instalada em nível mais alto que o das casas. Foto: Divulgação Leitor

A obra de coleta e tratamento de esgoto que a Cesan está fazendo em Santa Leopoldina não vai garantir a despoluição do rio Santa Maria, responsável pelo abastecimento da Serra e de outros municípios da Grande Vitória.

É que segundo o morador de Santa Leopoldina João Carlos Miranda, a rede de coleta do esgoto doméstico que está sendo implantada não vai atender os imóveis que ficam mais próximos ao rio. A residência de Carlos é uma das que está mais baixa do que o encanamento.

“Os canos estão bem mais altos que o nível das casas; então, como o esgoto vai descer? Procurei a Cesan, mas não tive explicação. O pior, depois, é pagar a taxa de esgoto na conta de água e não ter o tratamento. O rio vai continuar sujo”, disse.

A reportagem enviou os questionamentos do morador à Cesan há três semanas, mas até o início da noite de ontem (13) não obteve retorno. O rio Santa Maria abastece a maior parte da Serra, exceto a região da Sede, que desde outubro de 2017 passou a ser atendida pelo rio Reis Magos.

Apesar da importância, o rio Santa Maria sofre com poluição, assoreamento, carreamento de agrotóxicos e outros resíduos em suas cabeceiras. Tanto que na cidade vizinha à Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, houve derramamento de corante industrial, no dia 8 de janeiro deste ano, usado para tingir crivos de ovos.

O crime ambiental aconteceu na sede de Santa Maria de Jetibá e uma análise encomendada pelo setor de meio ambiente daquele município constatou contaminação do rio pelos ácidos hidroclorídrico e acético, além de acetato de dimetilamônico, substâncias contidas no corante violeta trimazol LM.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também