
As obras de urbanização da orla de Bicanga e Balneário Carapebus serão entregues no dia 29 deste mês pelo atual prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede). Apesar de a obra estar pronta, moradores do bairro reclamam de falta de sinalização na rua para direcionar os motoristas que vão curtir o fim de semana e as férias no balneário, o que tem gerado transtornos e preocupação para a comunidade.
Os trabalhos de urbanização da orla de Bicanga tiveram início em setembro de 2019 e em julho deste ano a Prefeitura havia dado previsão da entrega para outubro, o que não aconteceu. A ordem de serviço dessa obra foi assinada, no dia 21 de setembro. O prazo de execução era de 300 dias, ou seja dez meses, o que daria a entrega para julho deste ano.
Uma moradora que não quis se identificar comemora a entrega da obra, mas teme que dure pouco, por conta da falta de sinalização para carros e motos na avenida Beira Mar e por falta de fiscalização. “Bicanga sempre foi pacata, mas depois da obra, que ficou muito bonita por sinal, a praia está recebendo muito mais visitantes e com isso vêm também os problemas. Como não tem sinalização que mostre se a via é mão ou contramão e onde pode ou não estacionar, os motoristas fazem diversas manobras que não são legais”, reclama.
+ Obra de urbanização da orla de Bicanga deve ser entregue em outubro, diz Prefeitura
Leia também
Atrasada | Obra na orla de Bicanga deve ser entregue no final do ano, diz Prefeitura
Frequentadora da praia, Izélia Pereira, disse que os motoristas estão estacionando em cima do calçadão, na restinga e na areia da praia. “Para fazer isso eles têm que passar por cima da ciclovia e do calçadão. Muitos ficam em cima do calçadão mesmo, outros atravessam ciclovia, calçadão e estacionam encima da areia, ao lado do quiosque, na restinga, onde tiver local para eles pararem o carro estão parando. Não respeitam nada. Não existe sinalização que mostre que este tipo de manobra é proibida. Os quiosqueiros não estão nem aí e se algum morador reclamar é confusão na certa”, destaca.
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
Outra moradora, que tem casa na orla e não quis se identificar por medo de represália dos quiosqueiros disse que sinalização na ciclovia e na pista de caminhada existe, o que falta é fiscalização e sinalização na rua para orientar motoristas e motociclistas. “Além de não respeitarem, o nosso maior medo é que esses carros passando por cima de uma obra que nem entregue foi ainda, destrua tudo, o calçadão e as pistas de caminhada e ciclovia não foram feitas para passar carro por cima. É óbvio que se continuar assim, a obra vai se deteriorar rapidamente”.
Foram realizadas obras de drenagem, pavimentação e urbanização em toda orla de Bicanga. Além disso, foram construídas pista de caminhada, ciclovia, instalados bancos de madeira e de cimento e chuveiros para frequentadores da praia.

O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra que disse que o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) vai enviar equipes ao local para verificar as infrações e multar, caso sejam constatadas. Também disse que já existe no chão a delimitação de estacionamento permitido ao longo da Avenida Beira-Mar.
E finalizou a nota dizendo que: “as equipes da Secretaria de Obras (Seob) estão finalizando a instalação de placas de sinalização de estacionamento na nova orla, que será entregue nos próximos dias. Outras placas de sinalização e faixas de pedestres já estão instaladas. O local também conta com placa de sinalização para os frequentadores terem cuidado com a restinga. A Secretaria de Meio Ambiente faz ações fiscais constantemente no local para coibir o estacionamento na vegetação.”
Veja vídeo de moradora:

