O talento de quem transforma lixo em arte na Serra

Compartilhe:
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Marilene Moura, José Ricardo, Paredes e Maria de Fátima utilizam material reciclado para fazer seus artesanatos. Fotos: Divulgação

Garrafa de plástico, vidro, ferro, conchas, correntes e até fivela de cinto. Esses são alguns dos itens que artistas da Serra utilizam para fazer arte.

A artesã Maria de Fátima Silva reaproveita garrafas pets. Com este material, ela faz bolsas, puxa-sacos, porta papel higiênico, acessórios diversos e arranjos natalinos. “É uma forma de reutilizar o lixo e transformar em uma fonte de renda e arte”, conta Fátima.

Nas mãos da artesã Marilene Moura restos de bijuterias, peças de aço, chaves, correntes, restos de madeiras e linhas viram arte. Ela que se dedica a arte há 20 anos e produz com estes materiais molduras de espelhos, esculturas com conchas, caixas envelhecidas, porta-chave e porta-treco.

Ferro e vidro são a base da transformação para José Ricardo Kauffman, artista da região da Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe. O trabalho do artista é pautado no elemento mais quente da natureza. É com chamas que José transforma o que iria para o lixo em esculturas. Ele também usa madeiras e cerâmicas sempre combinados ao ferro.

Já Mírnio Paredes Saraiva é especialista quando o assunto é vidro moído. Em seu atelier, que fica em Jacaraípe, são dezenas de quadros feitos com materiais reaproveitados, que vão desde o vidro, garrafa, madeira, até fivelas de cinto.

Com o vidro moído, Paredes faz quadros de diversos tamanhos e temas em forma de mosaico. Ele também faz abajures, garrafas decorativas, tampões de mesa e bandejas. “Se vejo madeira no lixo, pego e transformo em arte. Tudo pode virar arte. Por isso escolhi ser ecologicamente correto. Reaproveito tudo”.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também