O protagonismo político de Philipe Lemos no Viradão Gospel

Compartilhe:
Philipe Lemos Serra Viradão Gospel Vidigal
Crédito: Divulgação
Philipe Lemos Serra Viradão Gospel Vidigal
Philipe Lemos (à direita) foi a ‘atração política’ principal no Viradão Gospel, realizado neste fim de semana, na Serra. Crédito: Divulgação

Dos vários sinais eleitorais dados pelo prefeito da Serra, Sergio Vidigal, o mais simbólico ocorreu neste fim de semana. Trata-se da sua ausência no Viradão Gospel, evento de natureza evangélica que ocorreu das 17h de sábado às 17h de domingo. Além disso, Philipe Lemos foi a personalidade de destaque do evento, sendo aplaudido e ovacionado pelo público presente.

Lemos, que ocupa o cargo de Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, foi quem ditou o ritmo das atrações, entre as quais estavam Fernanda Brum e Bruna Karla, ícones do meio evangélico. Isso é bastante significativo, pois o jornalista foi apresentado à maior fatia eleitoral da Serra. Em 2020, o Jornal Tempo Novo contratou uma pesquisa com a Enquete, cuja finalidade era aferir intenções de votos para a eleição daquele ano. No entanto, um dos itens listados para a aferição era o tamanho do público evangélico no município.

A Enquete estimou estatisticamente que esse eleitorado gira em torno de 60% na Serra, e dentro desse público, a maioria é pentecostal; é um número impressionante. Basta ver que, este ano, o Vaticano publicou os dados do Anuário Pontifício 2023 que confirmou o Brasil como líder católico mundial, contudo, na Serra, os evangélicos são maioria. É muito provável que, proporcionalmente, a Serra seja uma das cidades mais evangélicas do país, essa informação não é de forma alguma exagerada. Esses dados devem ser confirmados após a publicação completa do Censo 2022.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

De qualquer forma, alguma variação para mais ou para menos não invalida o fato que está em evidência: a importância do público evangélico e o protagonismo de Phelipe Lemos no maior evento destinado a esse segmento realizado nos últimos anos. A informação oficial da Prefeitura é que apenas no sábado, sob chuva, havia 10 mil pessoas. Pelas imagens registradas, nota-se claramente que no domingo o público era ainda maior.

Embora Vidigal pai não tenha comparecido, Vidigal filho foi; o médico oftalmologista Serginho Vidigal apareceu com a família e posou para fotos com Philipe Lemos. Todos são sinais expressivos do prestígio que Lemos possui internamente. O meio político começa a assumir que talvez o prefeito realmente tenha planos eleitorais para Philipe que vão muito além do cumprimento de uma promessa eleitoral firmada no ano passado.

A última vez que a Serra viu Vidigal conceder um espaço político tão vantajoso assim, que não fosse para Sueli Vidigal, foi com o ex-prefeito Audifax Barcelos, quando este foi lançado pelo próprio Vidigal, anos antes da ruptura. Era outro contexto, Vidigal estava no auge político e queria ser governador. Agora vemos um Vidigal diferente, mais contido, cauteloso e pensativo sobre o futuro.

Mesmo que Vidigal seja o plano número um do PDT (porque ele é o próprio PDT), abrir o público evangélico para Philipe Lemos é um dos sinais políticos mais expressivos dos últimos anos. Esse segmento tem sido a base de apoio de Vidigal desde os anos 1990. Audifax sempre tentou alcançar esse público, mas nunca o conquistou completamente devido à imagem de Vidigal no imaginário evangélico, o máximo que o ex-prefeito conseguiu foi dividi-lo.

O evento foi grandioso, uma equipe do Tempo Novo esteve no local e confirmou o sucesso de público e aceitação geral. Embora tenha havido discordâncias entre algumas lideranças religiosas, isso não abalou a realização e o resultado do evento. O Viradão Gospel é a Serra nua e crua em um grande palco para Lemos, que organizou o evento na ausência do líder maior, a apenas um ano da eleição. Baita sinal político de que Philipe está nos planos de Vidigal.

E aqui, também cabe reconhecer a boa gestão de Philipe à frente da pasta. A Serra tem estado bastante animada, com várias festas, desde, por exemplo, o 1º Festival de Cervejas Artesanais da Serra, realizado no Parque da Cidade há duas semanas, até o sucesso do Viradão Gospel e a boa manutenção das já tradicionais, como a Festa de São Pedro, que começa no próximo fim de semana, destinada ao público católico, todos tendo o secretário da pasta como fomentador fundamental.

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também