Categories: Direito e Cidadania

O poder familiar e a alienação parental

O poder familiar, ou o pátrio poder familiar é entendido como o conjunto de direitos e obrigações quanto à pessoa e aos bens do filho menor não emancipado, em igualdade de condições, por ambos os pais, para que possam desempenhar os encargos que a norma jurídica lhe impõe, tendo em vista o interesse e a proteção do filho.

A alienação parental por sua vez é interferência psicológica provocada na criança ou adolescente por um dos seus genitores contra outro membro da família que também esteja responsável pela sua guarda e vigilância. O intuito da pessoa que provoca a alienação parental é criar desavenças e sentimentos negativos na criança em relação a determinado genitor, como o pai ou a mãe, por exemplo.

Quando ocorre a separação do casal, o pátrio poder que antes era uma na célula mater se rompe, geralmente cabendo ao guardião (pai ou mãe) uma maior parcela desse poder, decidindo de maneira mais acentuada sobre a vida do filho que fica sob sua guarda.

Mesmo considerando que a regra na nossa legislação é a guarda compartilhada, na prática o guardião acaba tendo maior influência e, por isto, tendo a oportunidade de interferir no desenvolvimento da psiqué do filho, oportunizando o acontecimento da alienação parental. Assim, o pátrio poder torna-se uma arma nas mãos de um genitor guardião contra um genitor que só exerce a guarda esporadicamente.

Quem nunca ouviu falar de um pai ou uma mãe que impede o filho ou filha de visitar a casa do seu pai/mãe porque ficou insatisfeito com a separação, jogando toda frustação e raiva que sente pelo ex-marido/ex-esposa, sobre o filho ou filha, dizendo que o pai/mãe é mal caráter, preguiçoso, ou coisas piores?

No Brasil, a alienação parental é prevista na lei nº 12.318/2010 (“Lei da Alienação Parental”) e trás uma relação exemplificativa de atos de alienação parental no artigo 2º:

I – realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade;

II – dificultar o exercício da autoridade parental;

III – dificultar contato de criança ou adolescente com genitor;

IV – dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar;

V – omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço;

VI – apresentar falsa denúncia contra genitor, contra familiares deste ou contra avós, para obstar ou dificultar a convivência deles com a criança ou adolescente;

VII – mudar o domicílio para local distante, sem justificativa, visando a dificultar a convivência da criança ou adolescente com o outro genitor, com familiares deste ou com avós.

Ainda de acordo com a lei, a desqualificação de um dos genitores através da alienação parental pode levar a punições que vão desde uma simples advertência, passando pelo pagamento de multas, inversão da guarda, até a suspensão da autoridade parental.

Cristiane Puppim

A autora é Advogada especialista em Direito Civil, com ênfase em direito imobiliário e condominial.

Últimas postagens

Serra lança edital e abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 4.503

A Prefeitura da Serra publicou, nesta segunda-feira (6), o edital de abertura do concurso público com 895 vagas para professores.…

9 minutos atrás

Bombeiros do Espírito Santo partem para missão no Rio Grande do Sul

Uma equipe composta por 11 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) saiu nesta sexta-feira (03), rumo…

15 minutos atrás

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

18 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

20 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

1 dia atrás