O charme da culinária do mar na praia de Manguinhos

Compartilhe:
Geraldinho mostra os carros-chefes da casa, a moqueca de badejo, o risoli de camarão e o bolo de coco. Foto: Ana Paula Bonelli
Geraldinho mostra os carros-chefes da casa, a moqueca de badejo, o risoli de camarão e o bolo de coco. Foto: Ana Paula Bonelli
Geraldinho mostra os carros-chefes da casa, a moqueca de badejo, o risoli de camarão e o bolo de coco. Foto: Ana Paula Bonelli

Por Ana Paula Bonelli

Charme, requinte e ainda vista panorâmica para o mar de Manguinhos com música ao vivo da melhor qualidade. Estes são alguns dos atrativos do Bar e Restaurante Enseada de Manguinhos.

O empreendimento que funciona na bucólica vila de pescadores completará em 2016, trinta anos de tradição. À frente dos negócios está o trio, Geraldo Alves, o popular Geraldinho, Ada Rodrigues Alves e Jorge Euclides Filho.

O Enseada é especializado no principal prato da culinária capixaba, a moqueca, e em frutos do mar. Para aqueles que não curtem as delícias marítimas, o bar oferece petiscos à base de carnes e aves. No cardápio mais de 100 itens entre entradas e pratos principais.

São servidas a moqueca tradicional à base de peixes, como badejo, robalo e cação, e ainda versões diferentes como siri, camarão, caranguejo, cação, sururu, banana da terra e polvo. Espaguete, bobó, strogonoff, risoto e arroz regados a mariscos também estão entre as especialidades da casa.

Quem for ao local poderá escolher entre três ambientes: o bar, que fica no térreo; o restaurante, que fica no segundo andar e possui ambiente climatizado, e a varanda, que tem vista para o mar.

No bar, o carro-chefe é o rissole de camarão, um dos mais vendidos e preferidos dos clientes. “No verão não damos conta de repor o salgado na estufa, tamanha a procura”. A delícia sai a R$ 5 a unidade.

Já no restaurante, o prato mais pedido é a moqueca de badejo simples, e também na versão servida com camarões médios. “Eu mesmo escolho os peixes, peça por peça. Nosso estoque é renovado semanalmente. Uma boa moqueca é feita com peixe bem fresco”, detalha Geraldinho.

Para beber, chopp, cervejas nacionais, refrigerantes, sucos, água de coco, bebidas quentes, drinks e coquetéis. O Enseada possui ainda uma adega de vinhos nacionais e importados. Tem ainda sobremesas diversas, destaque para o bolo de coco, item mais vendido neste quesito.

Toda essa diversidade começou com uma venda de secos e molhados na década de 80, mas foi em 1992 que o negócio começou a evoluir com a segunda geração da família.

O Enseada funciona todos os dias da semana a partir das 11h. Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro, cartão de crédito e débito. O telefone é o 3243-1413.

Música ao vivo

Nesta sexta-feira (9) a atração é a banda Beco 48, que toca a partir das 20h30. No repertório rock, pop nacional e internacional e MPB. Já no sábado (10), no mesmo horário, tem jazz e blues com Júlio do Espírito Santo e Trio.

Turismo e empresários de diversos países

O Enseada recebe turistas de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Brasília e ainda de outros países. Os mais comuns são os que vêm dos Estados Unidos, Espanha, Chile, Israel, China e Coréia.

Segundo Geraldinho, o restaurante é ponto de encontro para empresários e visitantes de grandes empresas instaladas na Serra. “Todos os dias recebemos grupos de empresários, muitos estrangeiros”.

Filiais

O Enseada tem uma filial em Vitória, na Praia do Canto; e outra na Ponta dos Fachos, que é o Espaço Enseada Eventos, entre Manguinhos e Bicanga. A empresa gera quase 100 empregos diretos. Somente nas unidades da Serra são 60 funcionários.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também