O charme da culinária do mar na praia de Manguinhos

Compartilhe:
Geraldinho mostra os carros-chefes da casa, a moqueca de badejo, o risoli de camarão e o bolo de coco. Foto: Ana Paula Bonelli
Geraldinho mostra os carros-chefes da casa, a moqueca de badejo, o risoli de camarão e o bolo de coco. Foto: Ana Paula Bonelli
Geraldinho mostra os carros-chefes da casa, a moqueca de badejo, o risoli de camarão e o bolo de coco. Foto: Ana Paula Bonelli

Por Ana Paula Bonelli

Charme, requinte e ainda vista panorâmica para o mar de Manguinhos com música ao vivo da melhor qualidade. Estes são alguns dos atrativos do Bar e Restaurante Enseada de Manguinhos.

O empreendimento que funciona na bucólica vila de pescadores completará em 2016, trinta anos de tradição. À frente dos negócios está o trio, Geraldo Alves, o popular Geraldinho, Ada Rodrigues Alves e Jorge Euclides Filho.

O Enseada é especializado no principal prato da culinária capixaba, a moqueca, e em frutos do mar. Para aqueles que não curtem as delícias marítimas, o bar oferece petiscos à base de carnes e aves. No cardápio mais de 100 itens entre entradas e pratos principais.

São servidas a moqueca tradicional à base de peixes, como badejo, robalo e cação, e ainda versões diferentes como siri, camarão, caranguejo, cação, sururu, banana da terra e polvo. Espaguete, bobó, strogonoff, risoto e arroz regados a mariscos também estão entre as especialidades da casa.

Quem for ao local poderá escolher entre três ambientes: o bar, que fica no térreo; o restaurante, que fica no segundo andar e possui ambiente climatizado, e a varanda, que tem vista para o mar.

No bar, o carro-chefe é o rissole de camarão, um dos mais vendidos e preferidos dos clientes. “No verão não damos conta de repor o salgado na estufa, tamanha a procura”. A delícia sai a R$ 5 a unidade.

Já no restaurante, o prato mais pedido é a moqueca de badejo simples, e também na versão servida com camarões médios. “Eu mesmo escolho os peixes, peça por peça. Nosso estoque é renovado semanalmente. Uma boa moqueca é feita com peixe bem fresco”, detalha Geraldinho.

Para beber, chopp, cervejas nacionais, refrigerantes, sucos, água de coco, bebidas quentes, drinks e coquetéis. O Enseada possui ainda uma adega de vinhos nacionais e importados. Tem ainda sobremesas diversas, destaque para o bolo de coco, item mais vendido neste quesito.

Toda essa diversidade começou com uma venda de secos e molhados na década de 80, mas foi em 1992 que o negócio começou a evoluir com a segunda geração da família.

O Enseada funciona todos os dias da semana a partir das 11h. Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro, cartão de crédito e débito. O telefone é o 3243-1413.

Música ao vivo

Nesta sexta-feira (9) a atração é a banda Beco 48, que toca a partir das 20h30. No repertório rock, pop nacional e internacional e MPB. Já no sábado (10), no mesmo horário, tem jazz e blues com Júlio do Espírito Santo e Trio.

Turismo e empresários de diversos países

O Enseada recebe turistas de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Brasília e ainda de outros países. Os mais comuns são os que vêm dos Estados Unidos, Espanha, Chile, Israel, China e Coréia.

Segundo Geraldinho, o restaurante é ponto de encontro para empresários e visitantes de grandes empresas instaladas na Serra. “Todos os dias recebemos grupos de empresários, muitos estrangeiros”.

Filiais

O Enseada tem uma filial em Vitória, na Praia do Canto; e outra na Ponta dos Fachos, que é o Espaço Enseada Eventos, entre Manguinhos e Bicanga. A empresa gera quase 100 empregos diretos. Somente nas unidades da Serra são 60 funcionários.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também