Novas regras para bicicletas elétricas e cinquentinhas entram em vigor e Serra faz campanha educativa

Compartilhe:
Serra bicicletas elétricas
Serra bicicletas elétricas
Os agentes de trânsito da Serra farão diversas blitzes educativas para os condutores de bicicletas elétricas, ciclomotores e afins. Crédito: Divulgação

Na última segunda-feira, 3, entrou em vigor uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tem como objetivo regular o uso de bicicletas elétricas, ciclomotores e outros veículos individuais.

Com o intuito de conscientizar os condutores e esclarecer as novas regras propostas pelo Contran, o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra, realizará blitze educativas em diversos bairros da Serra nesta quinta-feira, 13.

As blitzes ocorrerão durante a manhã e à tarde, partindo do Parque da Cidade, em Valparaíso, e sendo realizadas de forma itinerante, abrangendo diferentes locais no mesmo dia, como Manguinhos, Jacaraípe e Parque Residencial Laranjeiras.

+ Fundo de Quintal faz show inédito em outubro na Serra

O objetivo principal é reeducar os condutores sobre a nova resolução e garantir a segurança tanto dos que utilizam esses veículos quanto dos pedestres.

“A campanha é uma estratégia específica para conscientizar sobre as novas regras, de forma completamente educativa, com o objetivo de explicar as alterações do Código de Trânsito Brasileiro”, afirma Rosemary Kehler, chefe do NET.

Confira as novas regras estabelecidas:

Ciclomotores

Os ciclomotores, veículos de duas ou três rodas movidos a eletricidade ou combustão, que atingem velocidades de até 50 quilômetros por hora, agora são classificados como motocicletas. Portanto, precisam ser registrados e emplacados no Detran. Os condutores devem possuir carteira de habilitação A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) e é obrigatório o uso de equipamentos de segurança, como capacete.

Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas com motor de assistência que atingem velocidade de até 32 quilômetros por hora estão sujeitas à nova regulamentação. Embora não seja necessário registro, emplacamento ou habilitação para esses veículos, é obrigatório utilizar equipamentos de segurança, como indicador de velocidade, campainha e sinalização.

Patinetes, skates e monociclos motorizados

Esses equipamentos, considerados dispositivos de mobilidade individual autopropelidos, possuem sistema de propulsão próprio. Assim como as bicicletas elétricas, é necessário utilizar equipamentos de segurança, como indicador de velocidade, campainha e sinalização.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também