
Uma nova frente fria avança pela costa da Região Sudeste do Brasil no decorrer desta terça-feira (13) e deve alcançar o Espírito Santo até o fim do dia. A passagem deste fenômeno meteorológico vai estimular o aumento de áreas de instabilidade, o que poderá ocasionar em mais chuva nas cidades capixabas, inclusive, na Serra.
De acordo com o Climatempo, por conta disso, o Estado fica em alerta para chuva forte durante toda a terça-feira. A previsão do instituto ainda aponta que, na Serra, pode chover cerca de 30 mm somente no dia de hoje.
Apesar da chuva, o dia será de calor intenso, com 37°C. Porém, na quarta-feira (14), haverá uma queda brusca de temperatura. A máxima cai para 27°C, ou seja, 10° a menos em pouco menos de 24 horas.
A possibilidade de chuva continua durante a semana por todo o Espírito Santo, conforme apuração do Jornal TEMPO NOVO junto ao Climatempo.
Zona de Convergência chega ao ES
Após a passagem da frente fria, chega ao Espírito Santo uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Segundo o Climatempo, a nova zona de convergência se forma a partir da noite de quarta-feira (14), se posicionando mais ao Norte do Brasil. Essa posição do sistema vai provocar chuva persistente, preferencialmente, sobre o Espírito Santo, Norte de Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Pará, Sul do amazonas, Norte de Goiás, Distrito Federal e Centro-Norte de Mato Grosso.
O Climatempo destaca para a possibilidade de chuva frequente e persistente a partir de quarta-feira (14), ganhando reforço na quinta-feira (15) e seguindo até o fim de semana. Os acumulados tendem a ser elevados e fica o alerta para novos alagamentos, deslizamentos e enchentes de rios e córregos.

