Nova ferramenta amplia divulgação de pessoas desaparecidas na Grande Vitória

Compartilhe:
Foto: divulgação

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD), disponibilizou à população uma nova ferramenta de apoio à divulgação e à localização de pessoas desaparecidas na Região Metropolitana da Grande Vitória: a criação do perfil oficial no Instagram da Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD), com user @depd_pces.

O perfil institucional tem como finalidade a divulgação das ações da DEPD, a publicação de conteúdos informativos à população e o apoio à localização de pessoas desaparecidas. Todas as imagens divulgadas são previamente autorizadas pelo familiar responsável.

O titular da Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD), delegado Tarcísio Otoni, reforça que é um mito e não é necessário aguardar 24 horas para registrar o desaparecimento.
“A atenção às mudanças na rotina da pessoa desaparecida é essencial para orientar a decisão dos familiares quanto à formalização do registro. Ausência prolongada sem aviso, interrupção de contatos habituais, abandono de compromissos rotineiros e a não utilização de objetos pessoais, como celular, documentos e cartões bancários, são sinais que devem ser observados”, destacou o delegado.

Em casos de desaparecimento, é essencial realizar o registro por meio de um Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito em qualquer delegacia ou por meio da plataforma da Delegacia Online. Na Região Metropolitana da Grande Vitória, o registro também pode ser efetuado diretamente na Delegacia Especializada de Pessoas Desaparecidas (DEPD), localizada na Rua João Carlos de Souza, n.º 89, Bairro Vermelho, Vitória/ES, ou na delegacia mais próxima.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

As informações que possam auxiliar nas investigações de pessoas desaparecidas podem ser repassadas de forma confidencial por meio do Disque-Denúncia 181, que conta com três canais de atendimento: telefone: disque 181; no site: www.disquedenuncia.es.gov.br e no WhatsApp: (27) 99253-8181. Em todos os canais, o anonimato é garantido, e todas as informações fornecidas são devidamente apuradas. A DEPD também possui um número que pode ser acionado: (27) 99849-4240.

Outras ferramentas disponíveis

Outra importante ferramenta de apoio é o Portal de Pessoas Desaparecidas do Disque-Denúncia 181, disponível no link.

Criado pela Gerência do Disque-Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o portal é um instrumento fundamental para a divulgação de pessoas desaparecidas, incluindo crianças, adolescentes e idosos. A plataforma amplia a visibilidade dos casos e cria um canal direto para o recebimento de denúncias que auxiliam o trabalho das forças de segurança.

Com essa iniciativa, o Espírito Santo tornou-se pioneiro no Brasil na adoção de uma solução tecnológica eficaz e transparente para o enfrentamento do desaparecimento de pessoas. A ação integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que visa à redução da violência no Estado.

O portal reúne informações completas sobre as pessoas desaparecidas, como imagem, qualificação, local do desaparecimento, idade atual e número do boletim de ocorrência relacionado ao fato, que pode ser registrado de forma on-line.

A inclusão e a exclusão de pessoas desaparecidas no portal ocorrem de forma automática. Assim que é gerado o Boletim de Ocorrência de desaparecimento ou de reaparecimento, o sistema é atualizado com a nova informação.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também