Nova carteira de identidade começa a ser emitida gratuitamente no Estado; veja como solicitar

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Nova carteira de identidade Estado
Crédito: Divulgação
Nova carteira de identidade Estado
A nova carteira de identidade começou a ser emitida gratuitamente no Estado; veja como solicitar. Crédito: Divulgação

A partir desta segunda-feira (1º), o Espírito Santo inicia a emissão do novo documento de identidade, a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Este documento digital vem para substituir o tradicional RG.

Inicialmente, em janeiro, apenas aqueles emitindo sua primeira identidade e sem débitos com a Receita Federal puderam obter o novo modelo.

Contudo, os RGs antigos permanecerão válidos até fevereiro de 2032, permitindo que as pessoas não precisem se apressar em obter o novo.

O novo documento faz parte de uma iniciativa do Governo Federal para unificar as informações de identificação civil em uma única base de dados nacional.

Com a nova CIN, a numeração e os sistemas antes específicos de cada Estado serão centralizados, vinculando o número do CPF ao do RG no sistema da Receita Federal e na plataforma Gov.Br.

Quanto aos custos, a emissão da CIN em papel será gratuita, assim como sua versão digital no aplicativo Gov.br, que fica disponível após a emissão física. A renovação obrigatória também não terá custo. Uma versão em cartão de policarbonato estará disponível no futuro, porém será cobrada.

A validade do documento varia de acordo com a faixa etária:

  • De 0 a 11 anos: renovação a cada 5 anos
  • De 12 a 59 anos: renovação a cada 10 anos
  • Acima de 60 anos: sem necessidade de renovação

Como emitir a nova carteira de identidade?

Para obter a nova CIN, é necessário agendar um atendimento online através do site do Governo do Estado ou presencialmente em postos do interior.

Durante o atendimento, são coletados dados pessoais, digitais e fotografia, com a entrega do documento prevista para cerca de 30 dias.

Os documentos necessários para a emissão incluem:

  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de pagamento da taxa, se aplicável. 

Adicionalmente, na versão digital podem ser adicionados documentos como título de eleitor, carteira de trabalho, CNH e PIS/PASEP.

Os locais de emissão podem ser verificados no site da Polícia Civil.

Mudanças com a nova identidade:

  • O documento unifica o CPF como número de identidade, válido nacionalmente, dispensando o uso de números de RG estaduais.
  • Estará disponível tanto em formato físico quanto digital.
  • Incorpora um código QR para facilitar a identificação e segurança contra perdas ou furtos.

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Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

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