Nova Almeida, na Serra, celebra nesta terça-feira (6) seus 469 anos de fundação e 29 anos de uma das mais tradicionais manifestações culturais do Brasil: a Folia de Reis. As comemorações também marcam os festejos em homenagem aos padroeiros São Sebastião e São Benedito, com missas, procissão e a tradicional cortada do mastro.
Desde o último domingo (4), moradores e visitantes participam da programação religiosa e cultural realizada na Praça de Reis Magos, que reúne celebrações religiosas e apresentações musicais.
Programação dos festejos em Nova Almeida
Nesta segunda-feira (5), as atividades começam às 19h, com missa celebrada pelo padre André. Às 21h, o público acompanhou o show com Luma e, às 22h30, houve apresentação nacional da banda Dallas Country.
Já nesta terça-feira (6), data do aniversário de Nova Almeida, a programação começa às 5h da manhã, com alvorada, queima de fogos e congada. Às 16h, acontece a procissão em carro aberto com as imagens dos Três Reis Magos, percorrendo as ruas do bairro. Às 18h, será realizada a tradicional cortada do mastro.
Leia também
Às 19h30, ocorre a missa solene, celebrada pelo padre André e pelo arcebispo Dom Ângelo. Na sequência, às 20h40, haverá apresentação da Banda de Folia de Reis de Nova Almeida. Às 21h, o público confere o show nacional com Eliana Ribeiro, e o encerramento da programação musical acontece às 22h30, com André Soeiro.
Patrimônio cultural imaterial
De acordo com apuração do TN, a Folia de Reis de Nova Almeida é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do município desde 2016. A manifestação integra o calendário oficial da cidade e simboliza o nascimento de Jesus Cristo e a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. A Lei nº 4.469, que oficializou o reconhecimento, é de autoria do vereador Marcos Tongo (PSB).
História de Nova Almeida
Nova Almeida é apenas 30 dias mais nova que a cidade da Serra. Sua fundação teve início em 6 de janeiro de 1557, quando o padre jesuíta Braz Lourenço celebrou a primeira missa na foz do Rio Reis Magos, em uma capela rudimentar coberta de palha, com o objetivo de catequizar os povos indígenas da região.
A construção da Igreja de Reis Magos teve início em 1569, por iniciativa do jesuíta José de Anchieta, que reuniu diferentes grupos indígenas no alto da colina onde hoje está o monumento histórico. As obras foram concluídas em 1580, após 11 anos.
No interior da Igreja de Reis Magos está exposto, em um retábulo de madeira, o quadro “Adoração dos Reis Magos”, considerada a primeira pintura a óleo do Brasil, obra do pintor jesuíta Belchior Paulo. O local, conhecido à época como Aldeamento de Reis Magos, abriga a Igreja e a antiga Residência dos Jesuítas, conjunto tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por seu valor histórico.
Veja programação completa da Folia de Reis:
Domingo (4)
- 19h – Missa com Padre André
- 21h – Show com Kadu Vieira
- 22h30 – Show com Léo Lima
Segunda (5)
- 19h – Missa com Padre André
- 21h – Show com Luma
- 22h30 – Show nacional com Dallas Country
Terça (6)
- 5h – Alvorada / Queima de fogos e congada
- 16h – Procissão em carro aberto com as imagens dos Três Reis Magos
- 18h – Cortada do Mastro
- 19h30 – Missa com o Padre André e o Arcebispo Dom Ângelo
- 20h40 – Apresentação da Banda de Folia de Reis de Nova Almeida
- 21h – Show nacional com Eliana Ribeiro
- 22h30 – André Soeiro