
A nova nota de R$ 200, com a imagem do lobo-guará, começará a circular nesta quarta-feira (2) em todo o Brasil. Segundo o Banco Central (BC), será a sétima cédula da família de notas do Real. Serão produzidas neste ano 450 milhões de unidades.
O lobo-guará, está entre as 1.173 espécies da fauna ameaçadas de extinção. A estimativa é que no Brasil vivam cerca de 24 mil lobos-guará, com maior concentração no Cerrado. Eles podem ser encontrados ainda, em menor número, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Pampa.
A espécie sofre com a degradação do meio ambiente, avanço desordenado de atividades humanas sobre o Cerrado e centros urbanos, o que leva à perda de habitats. Também é afetada pelo aumento da caça, por atropelamentos e disseminação de doenças a partir do contato com cães domésticos.
A cerimônia de lançamento das novas cédulas será transmitida pelo canal do Banco Central no YouTube. O Banco Central divulgará a imagem da nova cédula no dia 2.
Leia também
O lobo-guará foi escolhido em pesquisa realizada pelo Banco Central em 2001 para eleger quais espécies da fauna brasileira deveriam ser estampadas nas cédulas do país.
De acordo com banco, o lançamento da nova nota é uma forma de a instituição agir preventivamente para a possibilidade de aumento da demanda da população por papel moeda.
Fonte: Agência Brasil

