Categories: Arquivo

Negros e pardos são maioria na Serra, mas sofrem com preconceito e violência

Marta é administradora e diz já ter sentido olhares preconceituosos, mas a educação que recebeu ajuda a driblar o problema. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

O último censo do IBGE feito em 2010, apontava que 67% da população da Serra era formada por pessoas negras e pardas. Apesar de serem maioria, os afrodescendentes sofrem discriminação e violência na cidade, que é uma das mais perigosas para jovens negros no Estado. É o que afirma o morador de Laranjeiras e presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Rosemberg Moraes Caetano.

“O jovem negro é o que mais morre, a mulher negra é a maior vítima de violência, 90% dos encarcerados são negros, a maior taxa de analfabetismo e evasão escolar é de negros. O grito que ecoou no Queimado tem que continuar ecoando, pois resgatar esta história é dizer que nós negros queremos viver. Somos vítimas de preconceito pela cor da pele, pela religião e precisamos garantir nossos direitos, não só na Serra, como em todo Brasil”, frisa Rosemberg.

De fato, a Serra é a quarta cidade do Estado com mais risco de assassinato para jovens negros, ficando atrás apenas de São Mateus, Linhares e Guarapari. O dado é do estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em dezembro de 2017 e referente ao ano de 2015.

O mesmo estudo aponta que, em todo o país, a taxa de mortalidade de jovens negros foi de 86,34 para cada 100 mil na população, contra 31,89 para não negros, sendo o Espírito Santo o sexto mais violento neste ranking. As narrativas que apontam dificuldade de ascensão social para negros e pardos são comuns.  

Marta Jamila de Oliveira, que reside em Morada de Laranjeiras, é administradora e luta para provar que competência não tem relação com cor de pele.

“Vim de São Paulo há oito anos e desde lá sentia preconceito no olhar das pessoas. Mas como minha família me ensinou a lidar bem com isso, tiro de letra. Aqui na Serra também já recebi olhares desconfiados e tive até um vizinho, advogado e negro, que as pessoas do condomínio faziam piadas dizendo que ele era traficante por andar em um BMW”, conta Marta.

Para a administradora, quem é negro enfrenta uma barreira a mais na vida profissional. “Tem que provar o tempo todo sua competência, mais ainda de quem não é negro. Tive sorte em ter uma família que estimulava a leitura e estudos e hoje passo para meu filho. O negro deve se agarrar às oportunidades e estudar, pois só assim diminui um pouco o preconceito”, conclui.

A próxima segunda-feira (19) é lembrada a Insurreição de Queimado, movimento dos negros contra a escravidão cujo palco foi a antiga vila às margens do rio Santa Maria, na zona rural da cidade. A revolta hitórica aconteceu há  169 anos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

10 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

10 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

11 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

11 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

11 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

12 horas atrás