Categories: Meio Ambiente

Nascentes e córregos contaminados no Civit

Moradores de Eldorado, Diego e Eduardo Cano reclamam de córrego poluído apesar de cobrança de taxa de esgoto na conta de água. Foto: Renato Ribeiro

Apesar dos bairros Eldorado e Novo Porto Canoa possuírem rede de coleta e estações de tratamento de esgoto, nascentes e córregos dos dois bairros estão poluídos. Circulando nas áreas verdes dos dois bairros, é possível encontrar imóveis construídos em área de preservação e o descarte de esgoto nos cursos d’água. Moradores cobram providências, argumentando que pagam tratamento de esgoto.

É o caso do líder comunitário de Eldorado, Diego Mancini. Ele disse ter acionado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em 2013.   “Recebemos um parecer que sinalizava a necessidade de melhoria na rede de esgoto e drenagem da região. Mas até agora nada foi feito”, reclama.

Morador da rua Mapuera em Eldorado, Cláudio Sacramento pensa em acionar a justiça para retirar a taxa de esgoto de sua conta da CESAN. “É complicado pagar taxa de esgoto e não ter o retorno em prestação de serviços”, argumenta.

Nas ruas Henrique Dias e Felipe dos Santos em Novo Porto Canoa, o esgoto vaza no cinturão verde. “Perdemos as contas de quantas vezes acionamos a CESAN”, disse o morador Luiz Antônio.

O consórcio Serra Ambiental, que no início do ano assumiu a gestão do esgoto da cidade sob a supervisão da Cesan, informou, através de sua assessoria, que na região há casas construídas sobre a rede coletora, o que dificulta a manutenção. O consórcio enviou equipes aos locais e trabalha no planejamento de soluções para os bairros Eldorado e Novo Porto Canoa.

A assessoria da Semma disse que combate ocupações irregulares na região e que está com o programa Plantar Serra para recuperar nascentes no município. Quanto à poluição, afirma que aguarda os investimentos do Serra Ambiental, uma Parceria Público Privada (PPP), para ampliar a rede de coleta e tratamento na cidade.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população na Serra

O Ministério da Saúde ampliou o público da vacinação contra a gripe (influenza). Agora toda a população acima de seis…

8 minutos atrás

Luau de Manguinhos será neste sábado com show de Helio Bentes, do Ponto de Equilíbrio

O mês de maio começa com muita energia positiva na Serra. Helio Bentes, vocalista da banda Ponto de Equilíbrio, fará…

39 minutos atrás

Hospital Jayme abre 65 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, anunciou vagas de emprego, totalizando 65 vagas disponíveis para diversos cargos,…

53 minutos atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas, música e atividades para criançada na Serra

A Vila das Artes, conhecida por sua atuante comunidade artística e cultural, vai realizar a 6ª edição da Feira Cultural…

1 hora atrás

Conjuntivite felina? Saiba identificar a enfermidade no seu gato

A conjuntivite é um problema ocular muito comum em gatos, principalmente em filhotes e é caracterizada pela inflamação da conjuntiva…

2 horas atrás

Policial militar é baleado na cabeça em bairro da Serra

O policial militar Saimen Rodrigues foi baleado na cabeça, na noite de quarta-feira (1°), em Cidade Pomar, na Serra. O…

4 horas atrás