A Escola Estadual Aristóbulo Barbosa Leão (ABL), localizada no Parque Residencial Laranjeiras, na Serra, abriu simbolicamente o ano letivo nesta quarta-feira (4). O início das atividades foi marcado por um evento comemorativo que contou com a presença do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço.
A participação das duas principais lideranças políticas em exercício no Espírito Santo se justifica pelo significado da data. O retorno das aulas marca o fim de um longo período em que a escola permaneceu fechada (clique aqui para ver linha do tempo). Foram 13 anos entre a assinatura do primeiro contrato para a construção da unidade e o efetivo início das atividades escolares.
Considerada a maior escola estadual do Espírito Santo, a ABL atende cerca de 1.800 alunos. Além da dimensão física, a unidade carrega uma trajetória marcada por história e tradição, tendo formado gerações de moradores da Serra. Agora, a escola inicia um novo ciclo, inserida na estrutura educacional do município e do Estado.
Mais de 3 mil tentaram matrícula

Renato Casagrande afirmou que a escola foi inaugurada no fim do ano passado, após um longo período de tentativas para a conclusão da obra. Segundo ele, a unidade registrou uma alta procura, com mais de 3 mil estudantes interessados em vagas. O governador destacou ainda que todos os alunos já estão recebendo uniformes escolares, com a entrega de duas camisas, além de calção e calça.
Leia também
Casagrande informou que o ano letivo tem início com mais de 60 unidades classificadas como “Escolas do Futuro” e a implantação de outras 20 escolas em tempo integral. Com isso, o Espírito Santo passa a contar com 234 escolas em tempo integral e 110 “Escolas do Futuro”.
De acordo com o governador, cerca de um terço dos estudantes da rede estadual já têm acesso à educação profissionalizante. Ele ressaltou que a expectativa é de um ano positivo para a educação no Espírito Santo.
A obra foi executada pela empresa RG Empreendimentos e Engenharia. O investimento inicial, estimado em R$ 12 milhões, mais que dobrou ao longo dos anos, alcançando aproximadamente R$ 31 milhões. Atualmente, a escola é composta por três blocos principais: pedagógico, de alimentação e esportivo.
Maior escola do ES
A estrutura conta com 23 salas de aula, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, sala de artes, auditório, pátio coberto, refeitório, cozinha completa, quadra poliesportiva, vestiários, salas de dança, depósito de material esportivo e área de reciclagem. A unidade também dispõe de guarita, anfiteatro e espaços administrativos, como diretoria, secretaria e salas de coordenação.
A escola homenageia um dos mais reconhecidos professores da história capixaba. Natural de família tradicional da Serra Sede, Aristóbulo Barbosa Leão foi uma das figuras mais emblemáticas da educação no Espírito Santo na primeira metade do século passado. Atuou também como jornalista, escritor e foi um dos articuladores da Academia de Letras e Artes do Espírito Santo. Clique aqui para conhecer detalhes.