Mutirão para prevenir dengue na Serra nas próximas semanas

Compartilhe:
The mosquito Aedes aegypti can spread several diseases as it travels from person to person. Only the females feed on blood. This mosquito is just starting to feed on a person’s arm.

 

Antecipando a chegada do verão, quando as chuvas costumam se intensificar, e visando a prevenção da dengue e outras doenças, a Prefeitura da Serra dá início nesta segunda-feira (2) a um mutirão de combate ao mosquito da dengue.

Até o dia 12 de outubro, as operações do fumacê serão dobradas e outras ações serão intensificadas, entre elas, o tratamento de valas e bueiros, onde houver, as visitas aos pontos estratégicos (borracharias, floriculturas, ferro-velho, etc) e o bloqueio de transmissão de casos suspeitos.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura da Serra, que disse que em 2017, até o momento foram registrados 674 casos de dengue na Serra, sendo que no mesmo período do ano anterior foram 4.830. Porém, apesar do baixo índice, com o mutirão o município reforça as ações de controle e prevenção a dengue, combatendo o mosquito, que também transmite doenças como zika, chikungunya e febre amarela.

Este trabalho irá reforçar ainda o fumacê em regiões que não puderam ser plenamente atendidas em razão das chuvas dos últimos meses, que dificultaram o trabalho de pulverização.

Armadilhas

Este ano o município também instalou mais de 1.100 armadilhas para captura do Aedes Aegypti, sendo a Serra o município com o maior número de equipamentos no Estado. Elas estão ativas e já foram realizadas aproximadamente 18.000 inspeções semanais.

Disque Dengue

Os serviços do Disque-Dengue funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. O morador que quiser tirar dúvidas ou realizar denúncias, sem se identificar, pode ligar para o telefone 3228-5394.

Dicas de prevenção

A participação da população é fundamental no combate ao vetor e começa redobrando os cuidados dentro da sua própria casa.

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos pratos de plantas;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto;

– Antes de viajar, tire a água dos pratos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida de animais de estimação;

– Escolha um dia fixo na semana para fazer eliminação dos focos.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também