Categories: Saúde

Mutirão para impedir novo surto de dengue na Serra

Serra pode ter novo surto de dengue este ano. Foto: Everton Nunes

Com a possibilidade de enfrentar um novo surto de dengue este ano, a Prefeitura da Serra está mobilizando funcionários das unidades básicas de saúde e os agentes de combate a endemias para realizar um mutirão em diversas comunidades da cidade. O objetivo da força-tarefa é combater o Aedes aegypti – transmissor da doença – e eliminar os criadouros do mosquito.

O mutirão começa nesta terça-feira (21) e os primeiros bairros a receberem as equipes serão Planalto Serrano, São Domingos e Taquara I. Os agentes estarão trabalhando nessa comunidades das 8 às 16 horas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), também serão recolhidas garrafas pets, tampas de garrafas, sacolas e demais objetos que acumulam água.

Ainda segundo a Sesa, as equipes vão circular pelos bairros mobilizando e instruindo os moradores quanto à eliminação dos criadouros do Aedes aegypti. As lideranças comunitárias, associações, ONGs e moradores serão convidados a participar da ação de combate à dengue. Na quarta-feira (22), as atividades serão em Campinho da Serra I, Feu Rosa e Nova Carapina I.

A força-tarefa será realizada até o dia 12 de fevereiro, e contempla 63 bairros.

Serra e ES podem ter novo surto de dengue este ano

Um aviso emitido pelo Ministério da Saúde deixou diversos municípios capixabas em alerta, inclusive a Serra. Isso porque 11 estados brasileiros correm o risco de terem um novo surto da dengue este ano, assim como aconteceu ano passado, onde foram registrados 17 mil casos e dez mortes pela doença somente na Serra. Em 2020, já são 183 moradores infectados pela dengue.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Espírito Santo, Rio de Janeiro e outros nove estados poderão ter um novo surto da doença a partir de março deste ano. Ainda segundo o Ministério, o Brasil registrou 1.544.987 e 782 mortes de dengue no ano passado. Na Serra, o ano fechou com o total de 17.275 registros e dez mortos, um aumento exponencial em relação a 2018, quando tinham sido confirmados 1.284 casos e um óbito.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

13 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

16 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

21 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás