Categories: Notícias

Música tira cantor da prostituição na Serra

Por Clarice Poltronieri 

Além da música Biriba Sampaio prepara quadro humorístico para TV. Foto: Clarice Poltronieri

A música tem grande poder de transformação na vida das pessoas. Prova disso é o que aconteceu com Wanderson da Silva Sampaio, de 25 anos. Ele se prostituía na BR 101 na região conhecida como Copo Sujo, em Jardim Limoeiro. Atividade que largou para cantar e dançar na recém-criada Mixtureba, nova banda serrana que reúne diversos gêneros de forró com visual extravagante a la Secos e Molhados e Carmem Miranda.

Para isto ele mudou a aparência. Deixou de se vestir de mulher e adotou o nome artístico de Biriba. Como pessoas de seu perfil, Biriba tem uma história carrega de rejeição e dificuldades.

Ele veio de São Gabriel da Palha, onde morava com o pai e madrasta, ambos evangélicos.  Aos 11 anos o jovem assumiu sua homossexualidade. Na sequência foi expulso de casa por seu pai.

Não obstante sua pouca idade, passou a trabalhar em um bar que também era casa noturna. Ocasião em que conheceu um travesti que lhe deu apoio. O ainda menino ingressou na prostituição, entrando e saindo do submundo das drogas várias vezes.

Aos 15 anos saiu do interior. Numa das viagens que fez à Vitória, onde mora sua mãe, foi agredido por um grupo de jovens por puro preconceito.  Sua mãe quis acolhê-lo, mas o marido dela não deixou.

Após esse episódio, tentou largar a prostituição e passou a trabalhar em uma fábrica de roupas, mas a rua o chamava. Dos 17 aos 24 anos, Biriba viveu nas drogas, morou nas ruas e até comeu lixo.

Virando a página com ‘Mixtureba’

Há cerca de um ano a vida do jovem começou a mudar quando ele conseguiu um emprego de panfleteiro com Romero Figueredo, produtor da banda Black Set. Romero enxergou no rapaz uma figura comunicativa e o convidou para fazer a panfletagem de um show da banda.

“Vi que Wanderson tinha uma energia diferente, que era muito comunicativo e seu perfil era perfeito para divulgação da Black Set”, disse Romero.

“Romero achou que eu era mulher. Ao ver que eu era travesti teve receio. Mas comecei a cantar e ele resolveu investir no meu talento”, conta Biriba.

Na mesma semana em que conheceu Romero, Biriba teve a oportunidade de se apresentar com a Black Set e logo depois foi convidado a cantar na banda Fascínio. Mas Biriba voltou à vida noturna e saiu da banda.

“Eu não tinha hora para nada, não arcava com os compromissos. Mesmo assim Romero insistiu para eu voltar. Foi quando encontramos os outros músicos e criamos o Mixtureba. Se não fosse o Romero, eu não teria voltado”, afirma.

Biriba estreou em 14 de novembro com a banda Mixtureba, onde faz vocal feminino, no Singos Club. Em 1º de dezembro vai estrear um quadro na Record dentro do Programa Balanço Geral, onde fará performances de personagens populares.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

9 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

10 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

11 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

11 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

11 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

12 horas atrás