Museu Histórico recebe exposição sobre casarões antigos da Serra

Compartilhe:
Os paineis foram feitos em cerâmica e baseados em fotografias. Foto: Divulgação
Os paineis foram feitos em cerâmica e baseados em fotografias. Foto: Divulgação
Os paineis foram feitos em cerâmica e baseados em fotografias. Foto: Divulgação

Joatan Alves

A Serra recebe a partir de quinta-feira (12) no Museu Histórico da Serra, na Serra-sede, a exposição de ‘O Casario Conta História’, das ceramistas Elaine Sohelo e Mariana Barroso.

De acordo com Elaine Sohelo, uma das expositoras, a exposição retrata os casarões antigos da Serra, construídos ainda no período do ciclo do café, entre 1860 e 1940.  “No início era apenas para retratar os imóveis construídos, mas acabou sendo uma aula de história sobre o município”.

Ao todo serão dez peças expostas. Todas feitas em cerâmicas, a menor possui 35x60cm e a maior com 90x100cm, as ceramistas usaram como referência as fotos antigas dos casarões, isso porque seis foram demolidos, um teve sua fachada modificada e apenas três mantiveram seu estado original que foram: Prédio da família Miguel, Casa da família Miguel e sede da fazenda Natividade.

Após o encerramento da exposição seis das dez obras ficarão com o poder público, sendo duas em exposição permanente no museu Histórico da Serra, duas na biblioteca municipal de Valparaiso e duas na Secretaria de Esporte e Cultura da Serra. As outras peças ficarão para acervo próprio das artistas.

A abertura da exposição ocorrerá no dia 12 de maio, às 18h30, no Museu Histórico da Serra e ficará aberta para visitação até o dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. O telefone do Museu é o 3251-6636.

Confira algumas das cerâmicas que estarão expostas:

Serviço:

Exposição: “O Casario Conta História”, das artistas Mariana Barroso e Elaine Sohelo. A mostra faz parte da 14ª Semana de Museus – Museus e Paisagens Culturais, realizada de 16 a 22 de maio em todo o Brasil, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio)

Paineis em cerâmica: Antiga Casa do Congo Mestre Antonio Rosa, Aldeia de pescadores de Nova Almeida, Sede da Fazenda Natividade, Estação de Luz, prédio da Família Loreiro, Sociedade Dramática Franscisco Salles, atual prédio do Instituto Espírito Santense de Direito Sócio Comunitário e Assistência Judiciária (Projures), prédio da atual Biblioteca e Museu, prédio da época do Ciclo do Café e Casa da Comarca. Simultaneamente, também serão expostos quadros de pontos turísticos da Serra, do artista plástico Nadilson Corrêa.

Abertura: quinta-feira (12), às 18h30

Visitação: de 13 de maio (sexta-feira) a 30 de junho (quinta-feira)

Local: Museu Histórico da Serra

Horário: segunda à sexta, das 8h às 17 horas

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 22, Serra Sede

Informações: 3251-6636 e 3251-4850

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também