A força-tarefa para a vacinação contra febre amarela continua nesta terça (14) e quarta-feira (15). Serão 60 mil doses nos dois dias, e a vacinação acontece em 37 pontos do município.
O atendimento é realizado das 8h às 16 horas. Em Nova Almeida, as doses continuam a ser disponibilizadas em um posto extra, localizado na Igreja Metodista. A unidade de saúde no local funciona normalmente.
Desde o início da força-tarefa, na sexta-feira (10), as Unidades de Saúde passaram a atuar exclusivamente com a aplicação da vacina de febre amarela. Assim como os mutirões, a ação da Prefeitura da Serra está entre as estratégias que ampliam a vacinação na cidade.
Durante o período desta ação, as pessoas com mais de 60 anos e os que possuem fatores de risco que não tiverem laudo poderão passar por atendimento médico na hora e, caso estejam aptas, receberão a vacina.
Leia também
Senhas
As senhas serão distribuídas por ordem de chegada e conforme o número de doses disponíveis em cada unidade de atendimento, a partir das 7h30. Vale lembrar que é importante que o cidadão leve documento de identificação, carteira de vacinação e comprovante de residência de morador da Serra.
Com a medida, a prefeitura reforça a vacinação nas unidades de saúde a fim de imunizar toda a população alvo da campanha ainda nesta semana. Assim, não há a necessidade de passar a noite na fila.
A Prefeitura da Serra conta também com o apoio de alunos de instituições de ensino superior, treinados por funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e supervisionados por professores. Para dar início a esta ação, as consultas e atividades que já haviam sido marcadas nos postos estão sendo reagendadas.
Contraindicação
A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Idosos acima de 60 anos só serão imunizados com apresentação de laudo médico.
Outra recomendação é que a vacina para febre amarela não deve ser aplicada ao mesmo tempo que a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetra viral (que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela).
Também é recomendado que as pessoas respeitem o prazo de 10 anos entre uma dose e outra, pois há risco de reação se o cidadão tomar fora do prazo recomendado.
Lista de postos
André Carloni
Bairro de Fátima
Barcelona
Barro Branco
Boa Vista
Campinho da Serra
Carapebus
Carapina Grande
Chácara Parreiral
Cidade Continental
Eldorado
Feu Rosa
Jacaraípe
Jardim Carapina
Jardim Tropical
José de Anchieta
Laranjeiras Velha
Manguinhos
Manoel Plaza
Nova Almeida (ponto extra)
Nova Carapina I
Nova Carapina II
Oceania
Parque Residencial Laranjeiras
Pitanga
Planalto Serrano A
Planalto Serrano B
Porto Canoa
São Diogo
São Marcos
Taquara I
Taquara II
Vila Nova de Colares
Vista da Serra
Novo Horizonte
Serra Dourada
Serra-Sede
Participe da enquete desta semana:
[poll id=”85″]

