Categories: Política

Município quer reduzir impostos e taxas para atrair mais empresas e empregos

 

Redução pode chegar a 50% no ITBI, 70% no IPTU e 50% no ISSQN. Foto: Divulgação

A equipe da Prefeitura da Serra corre contra o tempo para garantir ainda este ano a aprovação da Lei de Incentivos Fiscais, referente ao Projeto de Lei 224/2018. O município espera atração de novos empreendimentos e geração de mais empregos. A pressa é para garantir que a Lei esteja em vigência em 2019, e para isso, a matéria deve ser aprovada até 31 de dezembro. Com a Câmara já em recesso, os vereadores devem ser convocados a qualquer momento para sessão extraordinária, para esta votação.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede) falou sobre a proposta. “Estamos mudando agora os incentivos fiscais, para fazer com que a cidade seja mais atraente, cada vez mais”.

O projeto enumera uma série de benefícios para estimular a chegada de novos empreendimentos. Entre eles: 50% de redução no Imposto Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis e de Direitos a Eles Relativos (ITBI); 70% de redução no Imposto de Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU) pelo período de cinco anos (esse desconto pode chegar a 100%); até 50% de desconto no ISSQN; 50% na Taxa de Fiscalização Anual para Funcionamento; isenção na Taxa para Aprovação de Projetos; isenção da Taxa de Certidão Detalhada; isenção da Taxa de Habite-se; isenção da Taxa de Licença para Localização e Autorização para Funcionamento.

Para garantir os incentivos, o empreendedor tem prazo de nove meses para iniciar a construção das instalações do novo empreendimento. Os incentivos têm duração de cinco anos, desde que a empresa permaneça na cidade neste período.

Benefícios são para quem contratar moradores da Serra

Para se habilitar a receber tais incentivos, as empresas precisam: pertencer aos setores industrial, comercial, de serviços ou misto; reter o imposto na Serra, independentemente de onde prestam o serviço ou fornecem o produto; preencher no mínimo 70% dos postos de trabalho com moradores da Serra, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda/Sine.

Para análise dos projetos, haverá uma comissão formada por membros das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Desenvolvimento Urbano, Procuradoria Geral, Coordenadoria de Governo, Trabalho Emprego e Renda e Planejamento Estratégico.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

9 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

9 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

10 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

10 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

10 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

11 horas atrás