Categories: Saúde

Município orienta o morador que esteja com suspeita da doença

Muitos casos suspeitos são atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento da Serra (UPAs). Foto: Fábio Barcelos

Muitos moradores da Serra ainda estão com dúvidas sobre o procedimento correto a ser seguido em caso de suspeita de coronavírus. De acordo com a Prefeitura, o Município está seguindo as determinações do Ministério da Saúde, que definiu critérios a serem adotados.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura disse que não há como prever um número de contaminados em uma situação de pandemia: “Estamos tomando medidas preventivas severas para que o impacto do novo coronavírus seja o menor possível”.

A PMS explicou, também, que foram criados protocolo e fluxo específicos para o enfrentamento à COVID-19 e que todos os servidores da saúde foram treinados e orientados a como agir nesse período. O TEMPO NOVO detalhou o procedimento ideal a ser seguido em caso de suspeita da doença:

Quem deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS)?

Casos considerados suspeitos de contágio – referem-se àquelas pessoas que apresentam sintomas respiratórios, mesmo que leves, e que estão vindo de países com casos confirmados; ou as que tiveram contato com pessoas contaminadas e/ou casos suspeitos ainda não confirmados.

Além disso, devem procurar as UBS as pessoas com sintomas gripais como dor de cabeça, febre e tosse.

Quando devemos nos tratar em casa?

As pessoas que não tiveram contato com indivíduos suspeitos de contágio e nem vieram de países com casos confirmados, caso apresentarem sintomas leves como coriza, espirros, sem febre, a pessoa deve ficar em casa: “Não há necessidade de procurar atendimento médico”, afirma a PMS.

Quando procurar assistência na Unidade de Pronto Atendimento (Upa)?

Nos casos em que há falta de ar, febre alta, tosse e esforço para respirar, a pessoa deve imediatamente procurar as Upas, onde o médico vai atender e avaliar a necessidade de transferência para o hospital Jayme Santos Neves, que é referência no município.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

1 hora atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

2 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

2 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

3 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

3 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

3 horas atrás