A Câmara de Vereadores aprovou, durante a sessão desta quarta-feira (3), o Projeto de Lei número 1.074/2025, que autoriza a Prefeitura da Serra a receber em doação o trecho da Rodovia Governador Mário Covas, BR 101/ES, na Serra, alterando a nomenclatura da via. A iniciativa trata da municipalização de aproximadamente 31 quilômetros da rodovia, e o Executivo municipal passa a gerir e promover a manutenção da área.
O trecho que passa a ser gerido pela Prefeitura compreende o km 247,8 e o km 278,3, e a transferência de responsabilidade foi formalizada com Termo de Transferência de Titularidade com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT. A via municipal passa a ser chamada Avenida Mestre Álvaro.
O Município passa a responder pela gestão do trânsito, pela execução dos serviços urbanos e pelas melhorias de infraestrutura necessárias à sua adequada operação. Ainda segundo o documento aprovado, o referido segmento deixou de ser operado pela Concessionária Ecovias em 25 de novembro último. Assim, o trecho de aproximadamente 32 km de extensão encontra-se atualmente sob administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Intervenções:
Leia também
Segundo informações divulgadas pelo presidente da Câmara, William Miranda (UB), a municipalização vai resultar em obras estruturantes para a cidade. “Com a Serra assumindo a BR 101, precisamos trazer uma notícia importante para os moradores da Grande Carapina; de que a primeira etapa das obras de urbanização da nova Avenida Mestre Álvaro começará entre os trechos da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes com a Avenida dos Metalúrgicos, na saída da Arcelor Mittal”, começou o parlamentar.
E continuou. “Ali será construído um mergulhão, idêntico àquele que foi feito na Rotatória do Ó, em Laranjeiras. Com isso, a mobilidade urbana será completamente alterada, e os veículos que circulam naquela região terão uma melhoria considerável naquela via. Do mesmo modo, mudaremos o trecho no viaduto de Carapina, onde o trecho maior será jogado para a Avenida Marginal”, afirmou.
O vereador disse ainda que o prefeito da cidade, Weverson Meireles (PDT), está analisando a viabilidade de, entre os horários de 6h às 9h da manhã e entre 17h e 19h, seja proibido o fluxo de veículos pesados na região.

