Mulher é presa na Serra após abandonar cães e um devorar o outro por fome extrema

Compartilhe:
Serra Cachorro Cães Maus-tratos
Crédito: Divulgação
Serra Cachorro Cães Maus-tratos
A mulher foi presa na Serra após abandonar os cães e um devorar o outro por fome extrema. Crédito: Divulgação

Uma moradora de Enseada de Jacaraípe, na Serra, foi presa nesta terça-feira após denúncias de maus-tratos a animais. Dois cães foram resgatados de sua residência em estado crítico: desnutridos, sem alimentação e vivendo em condições insalubres. A situação era tão grave que um dos cachorros chegou a devorar outro devido à fome extrema.

A ação foi conduzida pelo Departamento de Bem-Estar Animal (DBA), da Secretaria de Meio Ambiente da Serra, em parceria com a CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e a Polícia Militar.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Os cães sobreviventes foram encaminhados ao Rancho Bela Vista, em Belvedere, onde receberam tratamento médico, alimentação e cuidados necessários. Agora estão microchipados, vacinados e serão colocados para adoção. Já os restos mortais do animal devorado foram recolhidos.

A tutora dos animais foi conduzida para a 3ª Delegacia Regional da Serra, em Parque Residencial Laranjeiras, onde foi autuada e encaminhada para o Presídio Feminino de Cariacica, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

Ela responderá pelo crime de maus-tratos a animais, previsto na Lei 14.064/2020, que estipula penas de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda de animais. Em casos que resultam na morte do animal, como este, a pena pode ser aumentada em até um terço.

Denúncias de maus tratos contra cães e outros animais na Serra

A população pode denunciar casos de maus-tratos ao Departamento de Bem-Estar Animal pelos telefones (27) 98166-0447 (WhatsApp) ou 3291-2399. Desde 2022, a Prefeitura da Serra já resgatou cerca de 3 mil animais em situações graves de maus-tratos.

Essa prisão reforça a importância da conscientização e do combate ao abandono e violência contra animais, que contam com legislação mais rigorosa desde 2020.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também