Cinco motociclistas flagrados com escapamentos adulterados serão processados por perturbação do sossego após uma grande operação de fiscalização realizadas nos bairros Barcelona e Nova Carapina, na Serra. A ação faz parte da Operação Escape Zero, que tem como objetivo combater a poluição sonora causada por motocicletas com ruídos acima do permitido por lei.
Durante a blitz, 181 veículos foram abordados – sendo 167 motocicletas, foco principal da operação. Ao todo, foram emitidos 55 Autos de Infração de Trânsito (AITs), por diferentes irregularidades.
Além das autuações por escapamentos irregulares, também foram realizados testes com bafômetro passivo. Dos quatro testes aplicados, dois motoristas se recusaram a soprar o equipamento. Um teste toxicológico também foi realizado no local.
“Ruído excessivo é desrespeito coletivo”, diz vice-prefeita da Serra
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, ressaltou a importância da ação para garantir mais tranquilidade à população. A operação aconteceu na última quarta-feira (24).
Leia também
“A Operação Escape Zero é mais uma demonstração do nosso compromisso com a qualidade de vida dos moradores da Serra. Ruído excessivo não é apenas incômodo: é uma questão de respeito coletivo. Vamos continuar unindo esforços para garantir um trânsito mais seguro e responsável em toda a cidade”, afirmou o Portal Tempo Novo.
Já o diretor do Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT), Fábio Alves, destacou o impacto direto da fiscalização no bem-estar dos moradores:
“O escapamento irregular é uma infração de trânsito, que gera transtornos à comunidade e coloca em risco o bem-estar das pessoas. A Serra está atenta e segue firme no combate à poluição sonora”, diz.
Operação Escape Zero: motos barulhentas na Serra
A Operação Escape Zero é uma estratégia contínua da Secretaria Municipal de Defesa Social (Sedes), que atua de forma integrada com outras forças de segurança. A ação desta semana contou com o apoio do Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT), Guarda Civil Municipal (GCM), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), 6º Batalhão da Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A meta da operação é clara: reduzir o incômodo causado por motos barulhentas, especialmente em regiões densamente povoadas, e promover um ambiente mais silencioso, seguro e respeitoso para todos os cidadãos.

