Mosteiro Zen Morro da Vargem recebe residência artística de Sheyla Ayo

Compartilhe:
Sheyla Ayo
Artista visual multidisciplinar e educadora, Sheyla Ayo desenvolve uma pesquisa que transita entre desenho, pintura, fotografia e performance, articulando ancestralidade, espiritualidade afro-brasileira, memória feminina e relação com a natureza. Crédito: Divulgação


O Mosteiro Zen Morro da Vargem, referência em espiritualidade e preservação ambiental no Espírito Santo, dá continuidade ao Programa de Residências Artísticas 2025/2026, iniciativa que promove imersões criativas em meio à Mata Atlântica capixaba e reafirma a arte como prática de escuta, presença e cuidado. Entre agosto de 2025 e março de 2026, o programa realiza sete residências artísticas — seis individuais e uma coletiva — reunindo artistas de diferentes linguagens e trajetórias. O próximo ciclo do programa ganha especial destaque com a residência da artista Sheyla Ayo, com início no dia 5 de janeiro de 2026.

Inserido em um mosteiro zen-budista da tradição Soto Zen, o programa oferece um contexto singular de criação, onde o tempo desacelera e o processo artístico se constrói a partir da contemplação, da convivência e da atenção ao entorno natural. Cada artista desenvolve uma investigação autoral com liberdade poética e acompanhamento da equipe do Mosteiro.

Como contrapartida pública, os residentes realizam oficinas abertas, conversas, visitas guiadas, ativações ou apresentações performativas, sempre aos domingos, fortalecendo o vínculo com a comunidade local e com os visitantes do espaço.

De acordo com apuração do TN, o Programa de Residências Artísticas 2025–2026 é uma realização do Mosteiro Zen Morro da Vargem e da Atmo Produções Culturais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) do Governo do Estado do Espírito Santo / Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da EDP.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Início nesta segunda

O próximo ciclo do programa ganha especial destaque com a residência da artista Sheyla Ayo, com início no dia 5 de janeiro de 2026. Artista visual multidisciplinar e educadora, Sheyla Ayo desenvolve uma pesquisa que transita entre desenho, pintura, fotografia e performance, articulando ancestralidade, espiritualidade afro-brasileira, memória feminina e relação com a natureza.

Sua prática afirma o corpo, os afetos e o território como campos simbólicos de cura, presença e resistência, especialmente no contexto das trajetórias negras em diáspora. Formada em Artes Visuais e com pós-graduação em Arte, Educação e Sociedade, a artista é também Omo Ifá – Apetebi no Isese Ile Ifa, integrando saberes ancestrais e práticas espirituais ao seu campo poético.

Sheyla Ayo já participou de importantes residências artísticas no Brasil, realizou ativações na Bienal de São Paulo e integrou a exposição “Dos Brasis”, do Sesc, além de ter obras apresentadas em instituições como Centro Cultural São Paulo, Sesc Pinheiros, Sesc Santana e Solar dos Abacaxis (RJ). Durante sua permanência no Mosteiro Zen Morro da Vargem, a artista desenvolverá um processo de criação imersivo, com oficina e atividade pública abertas ao público, realizadas aos domingos.

Programa de Residências Artísticas 2025/2026 – Mosteiro Zen Morro da Vargem
Local:
Ibiraçu (ES)
Período: Agosto de 2025 a março de 2026
Atividades abertas ao público: Oficinas, conversas, visitas guiadas e ativações (aos domingos)

Destaque:
Residência Sheyla Ayo
Início: 5  a   25 de janeiro de 2026

Curadoria: Clara Sampaio

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também