Mortandade de peixes na Juara é tema de audiência pública na Câmara de Vereadores

Compartilhe:
Representantes do Movimento Ambiental da Serra se reuniram com o promotor de Meio Ambiente. Foto: Divulgação

A Câmara da Serra sediará no próximo dia 3/11 (quinta-feira) uma audiência pública para discutir os problemas ambientais na Lagoa Juara. A poluição no local vem resultando na mortandade de peixes e, consequentemente, afetando a economia local. A proposição é do vereador Gilmar Silva (PT), e o encontro será realizado a partir das 19h, no plenário da Casa.

A audiência pública atende a uma solicitação do Movimento Ambiental da Serra, cujos representantes se reuniram recentemente com o promotor responsável pela Vara de Meio Ambiente no município, Ronaldo Gonçalves de Assis.

É o que explica a coordenadora geral do Movimento Ambiental, Luciana Castorino. “Já é a segunda vez que registramos alto índice de mortandade de peixes na lagoa. Visitamos a Câmara dos Vereadores solicitando aos vereadores que dessem atenção ao problema. A lagoa é alvo de efluentes domésticos, pesca predatória e da obra do rio Jacaraípe. Solicitamos análise da água da lagoa, onde foi constatado alto índice de coliformes fecais. Em novembro vamos realizar uma audiência na lagoa, que é um ponto turístico da Serra”, avaliou Luciana.

Entre as entidades convidadas estão a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan); Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama); secretarias municipal e estadual de Meio Ambiente; Associação de Pescadores de Jacaraípe (ASPEJ) e Ministério Público Estadual.

 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também