A artista plástica Marian Rabello, de 92 anos, falecida na madrugada do último dia 31 de dezembro deixou uma herança cultural para a Serra: o histórico painel no muro da antiga fábrica de madeiras Atlantic Veneer, localizado em Colina de Laranjeiras, as margens da BR 101. Esta, inclusive, é a última obra feita por Marian.
Confeccionada em azulejos, a obra é de 1968 e tornou-se patrimônio cultural material do município da Serra através da lei municipal 5.644/2022, através de uma iniciativa do vereador Paulinho do Churrasquinho que propôs o projeto de lei com o objetivo de preservar a obra dessa que foi uma das mais importantes das artes plásticas capixaba.
A muralista ficou conhecida por ser a autora de várias outras obras no Espírito Santo. Entre elas, estão o quadro ‘Romaria Noturna dos Homens’, exposto no corredor da Capela do Santuário do Convento da Penha, em Vila Velha.
Marian Rabello nasceu em Vitória, em 1931, e desenvolveu o gosto pela pintura ainda criança. Autodidata, a capixaba criou painéis de azulejaria que ajudam a contar a história da cultura do Estado.
Leia também
Em 2017, os autores capixabas Ciliani Celante, Marcela Belo e Jose Cirillo, através da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), lançaram o livro “Marian Rabello e os azulejos murais: Experiências em Arte Pública”.

