Moradores se unem e nascente com lixão vira parque em Cariacica

Compartilhe:

 

Os moradores João Félix e Maria Batista estão entre os que se mobilizaram pela criação do Parque São Conrado. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

A união de moradores e representantes do poder público conseguiu transformar em parque urbano uma área verde com brejo que estava abandonada, recebendo lixo e sob risco de ocupação desordenada. De quebra, as cinco nascentes do local foram aproveitadas para formar duas lagoas e estão sendo recuperadas.

Essa bela história foi escrita no bairro São Conrado, município de Cariacica. O lugar virou o 1º parque urbano do município. Tem cerca de 10 mil m2,uma pista de caminhada com 600 metros, dois lagos, nascentes e áreas que estão sendo reflorestadas. Ainda falta iluminação, que deve ser implantada em breve. O investimento da Prefeitura de Cariacica no projeto foi de R$ 256 mil.

Uma das protagonistas da iniciativa é dona Maria Batista Faria, liderança comunitária que mora há 15 anos no bairro. “Em 2007 mandei um primeiro ofício à Prefeitura pedindo para criar uma área de preservação no local. Depois disso foram vários, até que no início do ano o prefeito Juninho (PPS), e três vereadores estiveram aqui e prometeram ajudar. Foi quando a coisa começou a andar”, contou.

Um desses vereadores, que inclusive foi reeleito, é Welington Silva (PRTB). Ele é morador do bairro Boa Sorte, vizinho à São Conrado e abraçou a causa de imediato. “Fui secretário de Meio Ambiente da cidade e sabia da existência dessa nascente. Tivemos o apoio da Prefeitura, inclusive com a implantação de rede de esgoto no entorno do Parque e retirada de 40 toneladas de lixo do local. Conseguimos também que compradores de lotes vendidos na área cedessem espaço para implantação do parque”, acrescenta.

Segundo Welington, uma imobiliária chegou a vender lotes no fundo do vale, que é Área de Preservação Permanente (APP). Com o parque foi possível conter parte desse avanço, apesar de alguns lotes particulares e construções ainda terem ficado próximas às lagoas. “Foram plantadas cerca de 700 árvores. Serão plantadas mais 1,3 mil. Acredito que o Parque possa ter gerado uma valorização de cerca de 50% nos imóveis vizinhos”, acrescentou.

Local vira ponto de lazer e caminhadas

A reportagem esteve no local na última quarta-feira (12) e constatou o sucesso da iniciativa. Centenas de pessoas – muitas delas crianças – aproveitaram o feriado para curtir o local. “Há anos ligávamos para a Prefeitura pedindo proteção da nascente. Quando começaram a fazer, nem acreditei que sairia. Agora temos esse patrimônio”, destaca João Luiz Félix, outro morador que militou pela causa.

Assim como o seu vizinho Clemente Bins, outra liderança local engajada na criação do Parque e que agora ajudar a protegê-lo. O calçadão já virou point dos adeptos das caminhadas, com bancos para quem curte contemplação e conversa. E tem atraído moradores não só de outros bairros, como até de municípios vizinhos.

Para o secretário de Meio Ambiente de Cariacica, Cláudio Denícoli, a implantação do Parque trouxe mais qualidade de vida para os moradores da região.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também