Uma moradora de Laranjeiras, na Serra, denunciou o descarte irregular de lixo na Rua Dom Pedro II, na esquina com a Rua Álvares Cabral, região que concentra diversos bares. Segundo ela, bares da região têm jogado sacos de lixo e garrafas de vidro diretamente na rua, o que tem causado transtornos para quem mora ou passa pelo local.
De acordo com o relato, os sacos de lixo acabam sendo rasgados, espalhando restos de alimentos e cacos de vidro pelo chão, o que representa risco de acidentes, mau cheiro e até de doenças.
“A casa onde está sendo jogado lixo está com placa de venda, por isso estão aproveitando para jogar lixo na esquina, já que não tem morador na residência”, disse uma moradora que preferiu não se identificar.
Os moradores pedem que a Prefeitura da Serra tome providências, sugerindo que o recolhimento do lixo na área seja reforçado nas sextas, sábados e domingos, dias de maior movimentação nos bares, ou que seja instalada uma caçamba pública no local para armazenamento adequado dos resíduos.
Leia também
Em nota, a Secretaria de Serviços da Serra (Sese) informou ao Tempo Novo, que uma equipe será enviada ao endereço para avaliação técnica e retirada dos resíduos, se necessário. A pasta reforçou o compromisso com a manutenção da limpeza urbana e a preservação ambiental.
A Sese também destacou que o descarte irregular de lixo é considerado crime ambiental e orientou os moradores a colaborarem com a cidade, realizando denúncias e solicitações por meio do aplicativo Colab (www.colab.re), disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos.

