Moradores denunciam matagal, lixo e risco à saúde em rua da Praia da Baleia, na Serra

Compartilhe:

Na Praia da Baleia, região de Jacaraípe, na Serra, moradores estão sofrendo com a quantidade de mato nas ruas do bairro, em alguns pontos a vegetação está chegando ha quase 3 metros de altura, há também denúncia de descarte irregular de resíduos e acúmulo de materiais em um lote localizado na Rua Gonçalves Dias, no cruzamento com a Rua Aymorés, próximo ao antigo Spa Regen.

Segundo o relato de uma moradora da região, a situação se arrasta há meses. De acordo com ela, o terreno apresenta vegetação extremamente alta e vem sendo utilizado para o descarte irregular de entulhos de obras e lixo diverso, o que teria provocado a proliferação de ratos e animais peçonhentos, como cobras. A moradora afirma que o matagal já ultrapassa um muro de aproximadamente três metros, avançando para dentro de sua residência.

Ainda conforme a denunciante, troncos de árvores cortadas há mais de seis meses permanecem no local, sem a devida retirada. Ela também relata que há um vizinho acumulando carros velhos na via, o que, segundo os moradores, tem potencializado a degradação da área.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Registrei pedido no Colab, que chegou a ser encerrado com a indicação de que o terreno havia sido limpo. No entanto, nada foi limpo e continuamos aqui em completo abandono”, disse ao Tempo Novo

O relato menciona ainda a formação de um ferro-velho a céu aberto, considerado um ambiente propício à proliferação do mosquito da dengue, além de baratas, ratos e outros insetos.

“Infelizmente, o problema não se limita a um único ponto, atinge também outras áreas do bairro, especialmente a Rua Aymorés, onde o mato estaria invadindo a via pública. Além disso, como aqui é um local com menos movimentação de pessoas, existe o perigo de assalto, pois o mato alto, erve de esconderijos para bandidos”.

O Tempo Novo procurou a Prefeitura da Serra para falar sobre o assunto e por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio do Departamento de Fiscalização de Obras e de Posturas, informa que por se tratar de um terreno particular, realizou vistoria no local citado e já emitiu notificação ao proprietário do lote para que sejam adotadas as providências necessárias.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também