Moradores denunciam aglomeração de pessoas em igrejas na Serra

Compartilhe:
O Governo do Estado não proíbe o funcionamento das igrejas, mas recomenda que os cultos sejam feitos de forma online.
O Governo do Estado não proíbe o funcionamento das igrejas, mas recomenda que os cultos sejam feitos de forma online. Foto: Pixabay

Não é somente em bares que está havendo aglomerações. Há denúncias também de pessoas sem manter distanciamento social e sem usar máscaras dentro de igrejas na Serra.

O TEMPO NOVO recebeu diversas denúncias de internautas que reclamam da falta de fiscalização nestes estabelecimentos. Vale lembrar que as igrejas não estão proibidas de funcionar. O Governo do Estado considera o serviço essencial, mas recomenda que os cultos sejam feitos na versão online. Em caso de cultos e celebrações presenciais, é necessário manter o distanciamento social, o uso de álcool em gel e de máscaras.

Um deles veio de Marcelo Silva, morador de Jacaraípe. Ele reclama das igrejas superlotadas na cidade. “Por acaso as igrejas estão liberadas para culto sem máscara e álcool em gel? Acho que não, mas tem uma na minha rua que desafia as autoridades. Muita gente dentro da igreja e ninguém usando máscara. É daquelas igrejas menores que abrem onde já funcionou um boteco”, afirmou o popular do Bairro das Laranjeiras.

Em José de Anchieta II, a cena se repete, mas o morador que denunciou não quis se identificar. “Eu sei que algumas igrejas maiores cumprem as regras, mas essas de periferia estão achando que são imunes ao vírus. Devemos lembrar o tanto de pastores e cantores gospel que infelizmente morreram. Temos que se cuidar. O que custa usar máscara e manter as cadeiras distantes uma das outras”, indaga o denunciante.

O mesmo também acontece em Serra Dourada II. “Já vi tantas igrejas abertas na Serra, mas aqui onde moro estão todas lotadas. O pior é que as pessoas falam ‘vai quem quer’, mas o problema é que se eles se contaminam lá, depois passam para nós no transporte público, na padaria, no supermercado. Temos que ter amor ao próximo. É isso que Jesus ensinou”, afirma Leandro Torres.

Em Parque Residencial Laranjeiras, Valparaíso e Eldorado, as igrejas seguem normas de distanciamento social. As missas retornaram no dia 08 de agosto. E é necessário agendar a ida as missas dessas paróquias.

Na Paróquia São Francisco de Assis, em Laranjeiras, a capacidade é de 200 pessoas por celebração. E a igreja exige o uso de máscara.

Já na comunidade Bom Jesus, em Valparaíso, a capacidade é 50 pessoas e também é exigido o uso de máscara.

Nas paróquias Santa Terezinha, em Eldorado e Nossa Senhora Auxiliadora, em Laranjeiras, também retornaram com as missas presenciais, com distanciamento social e uso obrigatório de máscara.

Para agendar a ida as missas de quaisquer uma das paróquias citadas clique aqui.

Também dá para agendar pelo telefone da secretaria paroquial a partir de quarta-feira de cada semana. O número é o 3328-0242 (segunda a sexta-feira de 8h às 9h, 10h30 às 12h e 13h às 17h). A informação divulgada nas redes sociais da paróquia São Francisco de Assis.

A igreja recomenda que pessoas do grupo de risco e crianças menores de 12 anos permaneçam em casa e acompanhem as transmissões pelo YouTube ou Facebook da paróquia.

Fiscalização

A reportagem procurou a Prefeitura da Serra para saber se há fiscalização nestes estabelecimentos. O município disse que segue as diretrizes da Secretaria de Saúde do Espírito Santo. A prefeitura mantém a recomendação para que as instituições sigam os protocolos de saúde.

Já a Polícia Militar disse que atua em apoio aos agentes municipais, no sentido de garantir as medidas administrativas de competências das prefeituras. As orientações relativas aos cuidados que devem ser adotados  com o distanciamento social são realizadas, mas sempre em apoio aos agentes municipais.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também