
Aniversários costumam ser comemorações alegres e festivas para celebrar mais um ano de existência de algo ou alguém, mas para os moradores de Valparaíso, na Avenida Santos Dumont, na Serra, os dois anos de longevidade de um poste inclinado no local não trazem motivo algum para comemorar. Pelo contrário, além da dor de cabeça em relação a situação, o medo de que a estrutura caia e coloque em risco a vida da população é generalizado.
De acordo com uma das residentes da região que fica na divisa com Laranjeiras, em 2021, um caminhão passou pela Avenida Santos Dumont e acabou agarrando na fiação do local por conta do seu tamanho. Ainda segundo o relato da moradora, na época, o poste ficou altamente danificado e a EDP foi ao local e instalou dois cabos de aço com madeira, mas que não foi o suficiente.
“Há cerca de alguns meses um dos cabos de aço soltou e o poste novamente ficou tombado. Inclusive algumas peças atingiram minha casa. É uma preocupação que me aflige todos os dias, porque eu e muitos moradores já tentamos ligar para a EDP e eles sempre dizem que vão resolver mas estamos nessa há dois anos, só vão resolver quando alguém machucar ou morrer”, completou a moradora
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Assim que teve conhecimento do caso, a reportagem entrou em contato com a EDP, que por meio de nota declarou que o poste ficou tombado devido a uma colisão que ocorreu na sexta-feira (30), mas que uma suplementação, um reparo de emergência, foi realizado.
Anteriormente do ocorrido, a empresa relatou que o poste não apresentava riscos para a população. Além disso, a EDP tranquilizou a população ressaltando que o método de suplementação é uma técnica segura e que o poste está sendo monitorado. mas apesar disso, as fotos enviadas por uma das moradora com as datas comprovam que o problema, no mínimo, ocorre desde dezembro.
“A EDP informa que preza e implementa todas as normas de segurança e procedimentos em casos de suplementação temporária de postes, que acontece em algumas situações em que é identificada a necessidade da realização de reparo emergencial após colisões de veículos. Essa operação visa minimizar o impacto do tempo de interrupção de fornecimento de energia para os clientes”, disse a EDP, que complementou ainda que:
“Tão logo suplementado, o equipamento passa a ser monitorado e, neste caso, a substituição é programada para acontecer o mais breve possível, de acordo com o cronograma de obras da Companhia. A EDP mantém um canal aberto de comunicação com seus clientes por meio do 0800 721 0707, com ligação gratuita e atendimento 24 horas, aplicativo EDP Online e das agências de atendimento presenciais”, finalizou a empresa.

