Moradores de rua ganham oportunidade de emprego na Serra e podem mudar de vida

Compartilhe:
Alexsandro Dias dos Santos que está em situação de rua há cerca de um ano foi um dos encaminhados para entrevista de emprego. Foto: Divulgação

Vinte e dois moradores em situação de rua foram atendidos pela ação realizada pela Serra na última terça-feira (19) no Centro Pop – local de acolhimento para este público – que teve como principal objetivo apoiar e oportunizar a volta dessas pessoas para o mercado de trabalho.

A ação realizada pela secretaria de Assistência Social, prestou 16 encaminhamentos para vagas de emprego ofertadas pelo Sine da Serra.

Também foram realizados seis cadastros e seis orientações a pessoas que estavam sem documentos pessoais. As pessoas que não possuíam documentação receberão apoio do município para ter acesso aos papeis.

De acordo com o secretário-adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Renato Ribeiro, a pandemia causou diversos problemas sociais, entre eles, o aumento de pessoas em situação de rua.

Renato Ribeiro avaliou a ação como positiva e disse que o objetivo é emancipar a população em situação de rua, devolvendo dignidade e independência financeira para os atendidos. Foto: Gabriel Almeida

“Foi uma ação positiva e vamos encaminhar 16 pessoas em situação de rua de volta ao mercado de trabalho. Levamos vagas de ampla concorrência do Sine da Serra para que eles pudessem dentro das suas qualificações participar deste processo. Captamos também oportunidades que não exigiam experiência de emprego. Sabemos da grande dificuldade deste público e nosso objetivo principal é devolver a dignidade e a independência para que eles possam assim pagar uma moradia e viver do seu sustento”.

Um dos atendidos na ação foi Alexsandro Dias dos Santos que está em situação de rua há cerca de um ano. “Estou muito feliz! Recebi encaminhamento para um emprego via Sine e sou muito agradecido com esta ação. Cheguei às 7h30, aqui no Sine, hoje (20) e estou saindo com esperança, de conseguir voltar ao mercado de trabalho”.

Alexsandro disse ainda que sua prioridade é ter uma casa para morar, já que hoje vive num abrigo público. “Eu era usuário de drogas, mas estou liberto em nome de Jesus, há bastante tempo. Busco a Deus cada vez mais e tenho fé que vai dar tudo certo. Se não der, não irei desistir. Vou correr atrás do meu objetivo e perseverar”.

De acordo com dados da Prefeitura da Serra, de janeiro a março de 2022, sem repetição, foram abordados 278 adultos em situação de rua.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também