Moradores de Feu Rosa se unem para ajudar a abastecer banco de sangue do ES

Compartilhe:
Serra doação
A unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) está disponível para percorrer condomínios, empresas, igrejas em busca de doações ao longo desses dias. Foto: Divulgação Sesa
A campanha no bairro vai acontecer nesta quinta-feira (29) na sede da Associação de Moradores. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (29), das 8h30 às 14h30, os moradores de Feu Rosa vão participar de uma campanha de doação de sangue na sede da Associação de Moradores do bairro.

A ação tem por objetivo auxiliar no abastecimento de sangue do banco de sangue do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) que está com seus estoques em baixa desde o início da pandemia.

Na sede da Associação, segundo Henrique Lima, líder comunitário de Feu Rosa, serão atendidas 10 pessoas por hora. “Todos os cuidados necessários serão tomados e estão todos convidados para participar desta ação que tem por objetivo abastecer o banco de sangue do Hemoes que está em situação crítica”, afirma Henrique.

O Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) vem intensificando medidas para aumentar o alcance de coletas externas de sangue, uma vez que durante o período de distanciamento social enfrentado no Espírito Santo, devido à pandemia, muitas pessoas que desejam realizar a doação de sangue ainda têm o receio de ir até uma unidade de atendimento.

Pensando nisso, o Hemoes em parceria com diversos condomínios e comunidades tem feito campanhas itinerantes para coleta de sangue.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

Além do ônibus, o Hemoes vem trabalhando com uma nova modalidade: o uso de equipamentos portáteis. Nesse procedimento é utilizado o mesmo aparelho de coleta de sangue do Ônibus. Entretanto, são direcionados para o local da visita uma equipe menor de profissionais da saúde e materiais de fácil deslocamento, facilitando o acesso em áreas com estruturas pequenas.

Para a realização do serviço, a equipe técnica leva ao local até quatro poltronas, maleta de urgência e emergência e os equipamentos portáteis para a coleta de sangue. Qualquer cidadão também pode solicitar a visita pelo e-mail hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br, sendo necessário ter, no mínimo, 20 doadores para realizar a ação.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas que tiverem idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita, obrigatoriamente, até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. Se for um doador frequente, é preciso obedecer ao intervalo para a doação, que deve ser de dois em dois meses para homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano.

Confira mais locais onde doar sangue no ES, na Grande Vitória ⬇️

Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe

Telefone: (27) 3636-7920

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também