Moradores de bairro da Serra estão sem água há seis dias, denuncia vereador

Compartilhe:
Carro-pipa que Cesan enviou para a comunidade. Foto: Divulgação
Carro-pipa que Cesan enviou para a comunidade. Foto: Divulgação

Moradores da comunidade de Praia de Carapebus, na Serra, estão passando por uma baita dificuldade. Parte do bairro está sem água desde a semana passada, completando seis dias, nesta terça-feira (12). De acordo com o vereador Anderson Soares, que reside na região, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) já foi informada diversas vezes sobre a situação, mas não soluciona o problema.

Reconhecendo o transtorno, a Cesan está enviando carros-pipas para a comunidade, mas os veículos não atendem todos os moradores afetados, já que em algumas residências, o reservatório de água fica em locais altos, o que impossibilita o abastecimento por esse meio. O problema ocorre na região conhecida como ‘Varejão’.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Essa parte da comunidade está sem água há seis dias. Os moradores acionaram a Cesan e vários protocolos já foram feitos, mas nenhuma solução foi tomada até o momento. No máximo, o que a Cesan tem feito é enviar carro-pipa, mas quando ele chega na casa de um morador onde a caixa é mais elevada, os trabalhadores não podem entrar na casa. Se o morador não levar a mangueira até a caixa de água não tem como abastecer”, explicou Anderson.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

Por meio de nota enviada ao TEMPO NOVO, a Cesan confirmou a falta de água no bairro e disse que não sabe por qual motivo isso ocorre. A companhia garantiu que está tentando identificar a origem do problema e suspeita que seja vazamento subterrâneo, o que dificulta a visibilidade. Técnicos da empresa estão vistoriando todo o sistema com equipamentos especiais chamados geofones, mas ainda não encontraram o local do vazamento.

De acordo com a Cesan, até que o abastecimento seja normalizado, o fornecimento de água está sendo complementado por caminhão-pipa. “A Cesan presta os serviços de saneamento conforme normas da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) (https://bit.ly/35vh5KD) e Regulamento dos Serviços Públicos de Água e Esgoto (https://bit.ly/38EjnJH)”, disse a empresa em nota.

Sobre os imóveis altos, a companhia diz que a solução é o morador ter um segundo reservatório baixo para que possam ser abastecidos.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também